Parceria entre Prefeitura e Governo Federal garante 100% de esgoto tratado na sede de Aracruz

O Governo Federal publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (23) o repasse de uma verba de R$10,5 milhões de reais para que a Prefeitura de Aracruz implante o sistema que vai garantir 100% de esgoto tratado na Sede do município. O projeto aracruzense foi um dos contemplados da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 e os recursos devem ser repassados para os cofres municipais ainda no primeiro semestre de 2011.
O projeto contempla a construção de toda a estrutura necessária para realizar o tratamento e a destinação adequada do esgoto produzido por 100% dos imóveis da Sede do município, incluindo redes coletoras, estações de tratamento, elevatórias e outros equipamentos. O sistema foi planejado ainda para comportar o crescimento populacional previsto para a região até 2029. Hoje, a Sede tem cerca de 10 mil residências e 50 mil habitantes. Em 2029, caso o padrão de crescimento se mantenha, o número de moradores deve chegar a 70 mil.
“Quando o novo sistema de esgotamento sanitário estiver em pleno funcionamento, a cobertura em todo o município, incluindo os outros distritos, vai chegar a quase 90% de esgoto coletado e a cerca de 60% de esgoto tratado. Esse índice é bastante superior à média nacional, que chega a 50% em coleta e a apenas 10% em tratamento”, explica o secretário de Obras e diretor interino do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Adilmer Tonon.
Com a verba do PAC, não será necessário contrapartida da Prefeitura de Aracruz que, no entanto, ficará a cargo de toda a execução dos trabalhos, por meio da Secretaria Municipal de Obras. Tonon, que elaborou o projeto, acrescenta que, a partir da assinatura da ordem de serviço, a previsão é de que tudo seja concluído em 24 meses. O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, ressalta que a aprovação merece grande comemoração, porque o projeto é indispensável para alavancar a qualidade de vida de Aracruz, em duas áreas essenciais: saúde e meio ambiente.
“Com o tratamento adequado, o esgoto será lançado na natureza sem oferecer qualquer risco de contaminação e, consequentemente, será possível evitar uma série de doenças decorrentes da ausência de saneamento. O empenho da Prefeitura em conquistar essa verba vêm confirmar mais um vez o compromisso da administração em promover o desenvolvimento do município, com qualidade de vida para todos os moradores”, finaliza Cavaglieri.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais
- Estudantes do curso de Pedagogia (EaD) do Polo Aracruz participam do ‘Seminário Integrador Multicursos’
- 26ª Expo Aracruz encerra com público recorde e consagra-se como uma das maiores festas do norte do Estado
- Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes
- Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
- 2ª Mostra Pedagógica da Emef "Ezequiel Fraga Rocha" valoriza conhecimentos construídos
- Aracruz participa de seminário que debateu o novo Plano Nacional de Educação (PNE)