Aracruz é o 2º município do ES que mais testou para Covid-19
O município de Aracruz foi um dos que mais realizou a testagem em livre demanda para a Covid-19 no mês de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou a testagem em 26,2% da população, sendo 27.040 testes realizados com 10.835 casos positivos. Esse dado foi divulgado nesta terça-feira (08), pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
O objetivo da ampliação da testagem foi detectar casos da nova variante do coronavírus, a Ômicron, na população em geral. A iniciativa buscou reduzir a disseminação da doença no município, apesar dos altos números de testes positivos. Para atender a alta demanda, a Semsa ampliou a testagem para a população, independente dos sintomas, em diversos pontos como shopping, apoio comunitário, Centro de Reabilitação (Creara), Arca e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O teste realizado foi o de “coleta swab nasal rápido", que tem o resultado em até 15 minutos. Para realizar a testagem não houve necessidade de encaminhamento médico, apenas apresentar CPF ou documento pessoal com foto.
A secretária da pasta Rosiane Scarpatt disse que os testes continuam sendo realizados. “Nossas equipes estão de parabéns pelo empenho e comprometimento no trabalho realizado, inclusive nos finais de semana e feriados. Os números demonstraram a capacidade de disseminação da variante, aliada ao descuido, aglomeração, principalmente nas comemorações de final de ano. Mas não paramos por aqui, os serviços de testagem e vacinação continuam a todo vapor em locais estratégicos, visando a alta temporada”, comentou.
Para o prefeito Dr. Coutinho, a ação permitiu que o município obtivesse informações sobre a circulação do vírus para a tomada de decisões. “Foi atuando todos os dias que conseguimos testar, identificar e notificar os casos positivados. A administração municipal tem planejado ações e trabalhado para evitar a circulação do vírus, continuando a orientar quanto aos cuidados já conhecidos por todos nós, como o uso de máscaras, distanciamento social, álcool em gel, além de completar todo o esquema vacinal. Acreditamos na ciência e na eficácia da vacina contra a Covid-19, afinal, ela é indispensável para evitar agravamentos e, sobretudo, salvar vidas”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil