Após nove anos, aracruzense realiza sonho de voltar a entrar no mar
O projeto Nossa Praia – Praia Acessível, desenvolvido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz (Semesp), realizou mais um atendimento a pessoas com mobilidade reduzida. Na manhã desta quinta-feira (03), Cristiano Pereira Viana, de 31 anos, pôde tomar banho de mar com a ajuda de uma cadeira anfíbia, na Praia da Balsa. Ele, que está paraplégico há mais de 10 anos, novamente desfrutou da alegria de estar na praia.
As cadeiras anfíbias são fabricadas com pneu especial que permite facilidade de deslocamento na areia e também, de flutuar na água. O equipamento conta com apoio para braços e pés, além do quebra ondas e tem altura compatível para proporcionar àqueles que desejarem usufruir do direito de se banhar nas águas numa profundidade segura.
Após seu banho de mar, Cristiano contou como foi a experiência. “Estava há nove anos sem entrar no mar, estou muito feliz. A equipe da Semesp me tratou super bem e pretendo realizar essa experiência novamente”.
Priscila Pereira, que é irmã de Cristiano e estava presente na praia destacou que há muito tempo buscavam meios para que ele pudesse desfrutar de um banho de mar. “Vimos que a secretaria de Esporte estava realizando esse projeto e entramos em contato com a Luciana, que é uma amiga da família. Ela foi em busca da secretaria, que entendeu a situação do meu irmão e se movimentou para realizar esse momento especial”.
O coordenador do projeto, André Correa, falou que só em 2022, o projeto atendeu mais de 20 pessoas com mobilidade reduzida. “Estou a frente de sua implantação desde 2016. E desde então me sinto gratificado por atender pessoas especiais. Essa experiência nos faz criar respeito e sentir a felicidade estampada nos rostos dessas pessoas”.
Para Coqui, secretário da Semesp, o projeto proporciona que os atendidos vivenciem momentos especiais. “Muitas dessas pessoas não entram no mar há anos e o Praia Acessível possibilita que eles possam desfrutar desse momento. É uma ação simples, mas que para eles significa muito, fora que o lazer e o prazer causam sensações positivas e distraem a mente”.
O projeto Nossa Praia - Praia Acessível será realizado até o dia 06 de março na Barra do Sahy, sempre aos sábados e domingos, das 8h às 12h, possibilitando o público-alvo a tomar banho de praia de forma assistida e confortável.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana