Secretaria de Habitação e Defesa Civil apresenta relatório de atividades realizadas em 2021
A Secretaria Municipal de Habitação e Defesa Civil (Sehab) apresentou para o prefeito Dr. Coutinho e o vice-prefeito Beto Vieira na tarde desta quinta-feira (06), na Sala de Reuniões do Gabinete, o relatório das principais ações realizadas no ano de 2021. Estiveram presentes o secretário da pasta, Alessandro Lube, e parte da equipe.
A Regularização Fundiária (Reurb-E e Reurb-S), que é o procedimento que garante o direito à moradia daqueles que residem em assentamentos informais localizados nas zonas urbanas ou de expansão urbana, ou seja, adequar o registro de imóveis à realidade, foi uma das atividades que teve início em alguns bairros. Só em Nova Conquista, São Marcos e Pôr do Sol são 455 unidades habitacionais, além de Mar Azul, Céu Azul (Vila do Riacho). O município também aderiu ao Programa Morar Legal, do Governo do Estado, que beneficiará 525 unidades, do Programa do Governo Federal Casa Verde e Amarela, cerca de 3.100, e o Titula Brasil do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que vai regularizar 50 unidades da zona rural.
O Programa Auxílio Moradia hoje beneficia 48 famílias, sendo que mais 33 famílias aprovadas aguardam adoção de diligências para o início do recebimento da quantia. Recentemente foi assinado convênio com o Governo Estadual para construção de 32 unidades habitacionais de interesse social no bairro Nova Conquista, sendo 29 unidades simples e três unidades habitacionais com acessibilidade, do Programa Nossa Casa, entre outras ações envolvendo a questão habitacional, como do Residencial Nair Tosta Belfi.
Na Defesa Civil, o município realizou diversos atendimentos, como a atuação durante o vendaval na Vila do Riacho, que aconteceu no dia 31 de março. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) repassou ao município os recursos para a construção do muro de contenção em Nova Esperança, na quantia de R$ 608.000,00, para o custeio das obras no talude, área considerada de risco em razão da possibilidade de desmoronamentos de terra. Também realizou a 2ª Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, com diversas atividades, a elaboração do Plano de Contingência de Cheias em Comboios, a remoção do bloco rochoso nas proximidades da Rodovia ES-257, entre outros.
“O ano de 2021 foi bem desafiador para a Sehab, mas conseguimos realizar diversas ações de prevenção e orientação aos munícipes nas áreas da habitação e defesa civil. Para este ano, já estamos debatendo novas ações para os avanços dos trabalhos, bem como o planejamento para a prevenção e redução de desastres”, disse o secretário da pasta.
O prefeito elogiou a atuação de toda a equipe. “Sabemos da importância do trabalho da Sehab, pois além de envolver a questão social, atua na prevenção de riscos e outros. Para 2022, já estamos planejando muitas coisas boas e tenho certeza que a união de toda a equipe fará com que consigamos êxito”, disse Dr. Coutinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Criação de uma nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade.
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil
- ARSP oficializa reajuste tarifário do Saae Aracruz em nova resolução
- Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca vai a Anchieta para visita técnica de piscicultura