Cosems: secretária de saúde participa de encontro para o fortalecimento das atividades realizadas entre o estado e município

A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, acompanhada da subsecretária Juliana Baioco, esteve participando das atividades do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), realizado nesta quinta (9) e sexta-feira(10), no Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com o objetivo de fortalecer as metas, traçar novas estratégias e celebrar os trabalhos realizados durante o ano de 2021.
O primeiro dia do evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e do médico e pesquisador da Fiocruz, Odorico Monteiro. Na ocasião, foram apresentadas as experiências da gestão estadual no atendimento ao usuário do SUS das quatro Regionais de Saúde do Estado. Além disso, os participantes esclareceram dúvidas sobre conceitos e modelos da gestão e inovação.
Nésio Fernandes destacou a importância da parceria entre estado e municípios, e como essa aposta na boa gestão é fundamental no avanço e crescimento dos serviços da saúde. “Hoje nós temos a quarta ou quinta melhor cobertura de estratégia de Saúde da Família do Brasil. A decisão de construir uma linha de planejamento e execuções entre estado e municípios foi fundamental para avançarmos em diversos serviços, como expandir o atendimento especializado nas regionais, ampliação do SAMU 192 e testagem em massa contra COVID-19”, ressaltou o secretário.
Para Rosiane Scarpatt, o apoio do Governo do Estado é primordial para que as cidades avancem na realização das ações de saúde. “Os municípios têm a oportunidade de expor suas necessidades, para que junto à Sesa, possam encontrar caminhos para melhorar e qualificar a atenção primária da saúde e toda a rede de assistência”.
O encerramento contou com palestras sobre processo de regionalização no Espírito Santo, programas e projetos, status dos planos municipais do estado e atualização do Previne Brasil.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais