Caminhada de luta contra a Aids mobiliza população no combate ao preconceito e a doença

Hoje (08) pela manhã, aproximadamente 750 alunos da rede municipal de ensino de Aracruz, percorreram o Centro da cidade, levando à população mensagens de prevenção e combate a Aids e o respeito às pessoas que convivem com a doença, na 2ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado no mundo todo no dia 1º. A ação é o ponto culminante do encerramento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE, desenvolvido este ano, com 15 escolas da rede municipal de ensino. O evento foi promovido pelas secretarias de Saúde e Educação, da Prefeitura de Aracruz.
A caminhada teve como tema central “Histórias de vida diferentes, mas uma causa comum: lutar contra o preconceito em torno da doença”. É a segunda vez que a estudante Vanessa Bergamini, de 14 anos, do 9º ano da EMEF Eurípedes Nunes Loureiro participa da ação. “É muito importante mostrar para as pessoas que têm preconceito que, quem tem Aids pode levar uma vida normal, como qualquer outra pessoa, mas temos que fazer a prevenção usando a camisinha para não pegar a doença”. O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa passou uma mensagem aos alunos. “Vocês alunos, iniciaram o dia de hoje de uma forma muito importante, levando informações de prevenção à saúde a toda a comunidade aracruzense. Cada um de vocês vai lembrar desta caminhada como demonstração de toda a consciência e conhecimento que vocês adquiriram com o SPE”, destacou.
A subsecretária Municipal de Educação, Andrea Cristina Almeida falou sobre o SPE. “A Aids é um tema muito discutido e estamos encerrando hoje o Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, que vem dando certo, gerando resultados muito bons. Esse projeto não poderia ser inciado se os professores das 15 escolas participantes este ano, não entendessem a importância de trabalhar saúde e prevenção com os alunos de nossas escolas”.
Por ano, são registrados no país aproximadamente oito mil casos de Aids em jovens de 13 a 29 anos, segundo dados oficiais. O estudante Carlos Roberto Ritis Júnior, de 16 anos, que cursa o 9º ano no CMEB Professora Maria Luiza Devens, antigo Caic, falou da importância da caminhada no combate a esses índices. “A caminhada serve como uma lição de vida contra a Aids. Mostramos as pessoas que ela pode sim ser prevenida”, finalizou.
O SPE
O programa Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE tem como principais objetivos contribuir para a promoção dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens; desenvolver ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde; envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva; contribuir para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids entre adolescentes e jovens escolares e promover a participação juvenil para que adolescentes e jovens possam atuar como sujeitos transformadores das suas realidades.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Turismo e Cultura: Feira dos Municípios começa no dia 03 de julho
- Chamamento Público para Camarote do Show da 26ª Expo Aracruz
- Futebol de Base está de volta: Aracruz estreia novo campeonato neste sábado (28)
- 4ª edição da festa do bairro Segatto acontece neste final de semana
- Aracruz moderniza e fortalece a rede socioassistencial com novo Sistema de Gestão do SUAS
- Aracruz convida lideranças das comunidades tradicionais para participar de oficina sobre planejamento sustentável
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Educação divulga a 76ª Chamada
- Brucelose: Secretaria de Agricultura orienta produtores rurais a vacinar bezerras de 3 a 8 meses
- Prefeitura de Aracruz se reúne com representantes de Ibiraçu, João Neiva e comunidade para deliberar pavimentação rural de Santa Maria
- Aracruz avança na modernização da gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana