Dr. Coutinho se reúne com governo do Estado para implantação de novas tecnologias na Prefeitura de Aracruz
Na última segunda-feira (25), o prefeito Dr. Coutinho recebeu Vitor Murad, Coordenador Geral de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Secretaria de Estado de Governo do Espírito Santo (SEG), para dialogarem sobre a implantação de possíveis ações de inovações tecnológicas para os serviços oferecidos pela Prefeitura de Aracruz. O encontro contou com a presença do secretário de Administração de Aracruz, Marcus Coelho e o subsecretário de Tecnologia da Informação, Marcelo Fanchiotti.
O conceito de municípios inteligentes vem se intensificando em muitas cidades brasileiras. Essa nova realidade vai muito além do uso de dispositivos digitais. As novas tecnologias são uma forte aliada no processo de melhorias nas políticas públicas e garantem ao cidadão mais transparência e facilidade no acesso aos documentos e serviços públicos.
“Nos últimos meses, com o avanço da pandemia, vimos a tecnologia se tornar parte da vida das pessoas e nos fez enxergar como ferramentas simples contribuem para facilitar o nosso dia a dia. E isso se reflete no serviço público, que pode utilizar essas tecnologias para solucionar problemas de gestão pública, oferecer melhores condições de trabalhos aos servidores e, principalmente, facilitar a vida do cidadão aracruzense no acesso aos serviços oferecidos pela prefeitura”, destaca o prefeito Dr. Coutinho.
De acordo com o secretário de Administração de Aracruz, Marcus Coelho, para que esse avanço aconteça, é preciso incluir a população nesse processo. “As cidades estão mudando e se adequando as novas possibilidades que facilitam não apenas a gestão pública, mas também a vida dos cidadãos. Mas para que essa inovação aconteça, é preciso ouvir a demanda da população e desburocratizar os serviços. Entendemos que ainda existe a desigualdade no acesso a essas ferramentas, mas esse conceito de cidades inteligentes vem crescendo e se tornando cada vez mais realidade e contribuindo com a vida de todos”.
O subsecretário de estado Vítor Murad, destacou algumas ações realizadas pelo governo do Espírito Santo na inovação do sistema. “Traçamos a meta de ser um governo digital e que ele acontecesse de dentro para fora, atingindo de forma positiva o cidadão capixaba. Iniciamos essa mudança com a eliminação do papel ainda em 2019 e desde então, já economizamos cerca de R$ 38 milhões de reais. Uma economia significativa de recursos, tempo e burocracia”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo