Aracruz sedia reunião ordinária para debater sobre Assistência Social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) participou na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Municipal “José Maria Coutinho”, da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Cogemases).
Os dois polos são compostos de 15 municípios que se reúnem regularmente para debater sobre o social. Além de técnicos da SEMDS, também estiveram presentes
o articulador do Polo Centro Oeste, o secretário de Assistência Social de Governador Lindenberg, Valter Herpis Junior; a articuladora do Polo Rio Doce, a secretária de Assistência Social de Linhares, Luciana Mantovaneli, representantes dos municípios de João Neiva e Rio Bananal.
A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado (SUAS), ao mesmo tempo em que já aponta os avanços e dificuldades do processo de implantação do sistema.
Na ocasião, foram debatidos sobre o cofinanciamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS); demandas do município; capacitação sobre violência contra mulheres; capacitação sobre os diversos temas (Criança Feliz, Educadores/Orientadores Sociais, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Sistema de Convivências, e outros), além de outros assuntos pertinentes.
Para o gerente de Assistência Social da SEMDS, Pedro Guimarães Peixoto, as reuniões são essenciais para debater sobre os direitos do próximo. “Enquanto gestores, temos responsabilidade sobre o outro, com a sociedade e, sobretudo, com aqueles que não tem voz. Momentos como esses são fraternos e de grande riqueza, pois estamos debatendo a melhora na qualidade de vida do próximo”, disse.
“Esse momento é muito importante para que possamos trocar experiências e absorver novos conhecimentos, a fim de levarmos sempre o melhor serviço para a população aracruzense. O nosso objetivo, enquanto gestores da pasta, é defender a Assistência Social como Política de Seguridade na consolidação dos serviços e programas enquanto política pública”, disse a secretária da SEMDS, Dileuza Marins.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná