Fórum da Saúde: Palestrante de renome internacional fala sobre atenção primária

Mais de 300 profissionais da Saúde de Aracruz e municípios vizinhos estiveram reunidos ontem (28) no Sesc de Praia Formosa, para discutir o tema “Atenção Primária à Saúde”. O ponto alto do “Fórum da Saúde de Aracruz” foi a palestra do doutor Helvécio Campos de Albuquerque, médico e especialista em Atenção Primária em Saúde, referência nacional e internacional sobre o assunto. Durante o evento, também foram lembrados o dia do Médico (18 de outubro) e do Dentista (dia 25).
Estiveram presentes médicos, dentistas, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, auxiliares de saúde bucal e a equipe de gestão da Secretaria de Saúde de Aracruz e representantes de cidades vizinhas. Participaram ainda da solenidade de abertura, o diretor do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Espírito Santo, doutor Fernando Ronchi, a presidenta Estadual do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do estado, doutora Margareth Pandolfi, o chefe da Divisão de Convênios e Gestão (Dicon) do Ministério da Saúde no estado, Bartolomeu Martins Lima e a superintendente da Regional de Saúde de Colatina, Cybele Almeida.
O secretário de Saúde, Evilasio Oliveira Costa, afirmou na abertura do evento que “é um desafio fazer saúde em um município como Aracruz com 80 mil habitantes e que tem uma população flutuante crescente. Por isso, investimos continuamente em nossa estrutura. Em Aracruz são 30 pontos de atenção a saúde, incluindo 17 Unidades de Saúde da Família, 5 pontos de apoio e ainda duas unidades móveis. E temos sempre em mente que o grande objetivo da administração pública, na verdade, é que as pessoas tenham saúde e não precisem de nenhum serviço."
Em sua fala, o secretário estadual de Saúde, Anselmo Tosi, endossou o que disse o secretário municipal e parabenizou a iniciativa da prefeitura em reunir profissionais e gestores e afirmou: “É preciso fortalecer a Atenção Primária à Saúde, porque ela sozinha quando estruturada, dá conta de resolver muitos problemas e de promover saúde. Por isso, o empenho do governo do Estado em construir dezenas de unidade de saúde em todos os municípios, para acabar com o conceito ultrapassado do 'postinho', onde o trabalho é feito em lugares improvisados, mal cuidados."
O prefeito de Aracruz, Ademar Devens, complementou a fala do secretário estadual: “Além de ressaltar o salto em estrutura que estamos vendo em nosso estado e em nosso município, é importante destacar também a qualidade dos nossos profissionais, não só na parte técnica, mas também humana. A estrutura não resolve se não tiver acolhimento. Na hora em que tem um problema de saúde é que a pessoa mais precisa mais de atenção e o carinho recebido faz toda a diferença.”
Antes do evento, o especialista se reuniu com o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, e com secretários municipais. Dr. Helvécio afirmou categoricamente que não pode haver improviso na atenção primária, um setor onde, segundo ele, só podem trabalhar os melhores profissionais. “Você pode ser excelente especialista, mas se não tiver habilidade de escutar o outro, não deve trabalhar na atenção primária. Tratar paciente com respeito é uma obrigação, não um diferencial.”, acrescentou.
Albuquerque apresentou ainda diversos dados que demonstram a importância de se ter estrutura forte na atenção primária. De acordo com o especialista, quando um município instala 100% dessa estrutura, o número de mortalidade infantil tende a cair pela metade. O médico defendeu ainda que uma atenção primária eficiente diminui também o número de internações desnecessárias, o que, por consequência, possibilita que boa parte dos recursos públicos possa ser redirecionada. No entanto, Dr. Helvécio ressaltou que é preciso uma mudança na forma de enxergar a atenção primária, não mais como uma porta de entrada do sistema, mas como o seu centro gravitacional, em torno do qual todos os outros setores funcionam. No final do evento aconteceu um coquetel de confraternização - com apresentação de um DJ - para todos os presentes.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz
- Inovação e inclusão: kits do Lego Braille Bricks chegam em Aracruz para atender estudantes com baixa visão e cegueira
- Enxertia de Cacau é tema de curso oferecido pela Secretaria Municipal de Agricultura
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Programa Saúde na Escola: crianças do Cmei Donatila Coutinho participam de conversa sobre prevenção da violência e exploração sexual infantil