Prefeitura realiza ações de bloqueio e controle de criadouros do mosquito da dengue
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracruz, realizaram ações de bloqueio ao mosquito da dengue, na manhã desta sexta-feira (09), no bairro Vila Nova. O inseticida foi aplicado no entorno dos locais onde foram registrados novos casos da doença, assim, contribuindo para a eliminação das fêmeas.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tontura e cansaço. E com o período de chuvas, a chance de reprodução do mosquito cresce consideravelmente, já que a fêmea coloca seus ovos em água parada dentro de recipientes.
“Já que não existem vacinas ou medicamentos que previnam a contaminação, é preciso eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para reproduzir. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, assim, evitando a reprodução do mosquito”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Bernadete Xavier.
Bernadete ainda destaca que as equipes de bloqueio da dengue vão continuar realizando os serviços em demais localidades do município, conforme forem sendo notificados os casos da doença.
Como se previnir
A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em água limpa acumulada em pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também em recipientes jogados em lixo descoberto. Esses materiais acabam se tornando propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade