Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso

Publicado em: 19 de maio de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso

Foi finalizada nesta última semana, no município de Linhares, a formação dos voluntários “Agentes de Leitura” que irão atuar pelo Projeto Ler o Mundo, uma iniciativa do Instituto Oldemburg, com sede no Rio de Janeiro, que desde 2003 se dedica a projetos de incentivo à leitura, implantando bibliotecas em escolas, hospitais e instituições públicas do interior do país.

Neste ano, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) Eurípedes Nunes Loureiro foi uma das contempladas para receber o projeto e teve a oportunidade de indicar seis voluntários para participar da capacitação. Esses voluntários atuarão na biblioteca da escola, desenvolvendo atividades voltadas tanto para os estudantes quanto para os moradores da comunidade.

A proposta visa ampliar o acesso aos livros, à leitura e à cultura, promovendo um ambiente de integração e aprendizado, além de fortalecer os laços entre a escola e seu entorno. “É uma grande alegria receber o Projeto Ler o Mundo em nossa escola. Essa iniciativa amplia o acesso à leitura e estreita o vínculo com a comunidade. Essa biblioteca será um espaço vivo de aprendizado, além de troca e transformação para todos”, ressaltou Sueli Alves, diretora da Emefti Eurípedes Nunes Loureiro.

De acordo com Cátia Cristina Ribeiro dos Santos, que é Assistente de biblioteca da escola contemplada com o projeto, a gratificação de poder participar dessa formação foi enorme, assim como o aprendizado que os voluntários tiveram. “Posso afirmar que foi realmente muito gratificante participar dessa formação, que eu diria pioneira. Tivemos o total apoio da prefeitura de Aracruz e conseguimos aprender muito. Estamos cheios de disposição em atender aos estudantes e a nossa comunidade”, disse.

Ainda segundo Cátia, a leitura é uma ferramenta essencial na formação do caráter de um indivíduo. “Quem lê pensa com mais clareza, fala com mais fluência e se destaca no mercado de trabalho. Acredito que a formação de mais leitores é vital para que nossa sociedade sobreviva neste tempo em que a internet tem minado a cultura do nosso país”, completou.

Projeto Comunidade de Leitores

O projeto ‘Ler o Mundo’ está atrelado ao ‘Comunidade de Leitores’, que também é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino. E para as Técnicas Pedagógica da Semed, Dulcinéia Ruy Nossa e Daniela Reis de Jesus Rossoni, trata-se de um privilégio poder acompanhar as ações destes dois projetos.

“Para nós, que temos o privilégio de acompanhar de perto o Projeto Comunidade de Leitores, está sendo gratificante receber esta biblioteca, que chega repleta de encantos e possibilidades. São mais de mil obras cuidadosamente selecionadas, prontas para abrir janelas para novos mundos. Essa ação tão significativa é fruto de uma parceria com o Projeto Comunidade de Leitores, projeto com sensibilidade e visão dentro da nossa rede, reafirmando o compromisso com a formação de leitores críticos, sensíveis e apaixonados pela leitura”, ressaltaram as técnicas pedagógicas que vêm desempenhando um papel essencial no acompanhamento e fortalecimento das ações educativas, contribuindo com dedicação e sensibilidade para o sucesso de iniciativas como o Projeto Comunidade de Leitores.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: