26 ª Expo Aracruz 2025 valoriza genética e diversidade das raças bovinas
A 26ª Expo Aracruz, que acontece entre os dias 07 e 10 de agosto no Parque de Exposições de Aracruz, promete movimentar o setor agropecuário da região com uma programação especial dedicada as principais raças bovinas da pecuária local com o gado leiteiro: Gir ranqueado, o tradicional gado de argola, e o Nelore, destaque da pecuária de corte. No total serão 305 bovinos que irá movimentar o evento.
O gado leiteiro Gir ranqueado ganha atenção especial no evento, com a apresentação de animais que se destacam pela qualidade genética e alto desempenho na produção de leite. Das 120 Girs, nove delas estão participando do torneio leiteiro que terá três ordenhas por dia. O ranqueamento avalia critérios como produção, conformação e características morfológicas, incentivando os criadores a aprimorar seus rebanhos com foco na eficiência e sustentabilidade.
“O Gir é uma raça fundamental para a pecuária leiteira brasileira, especialmente por sua resistência ao clima tropical e pela qualidade do leite produzido. A Expo Aracruz é uma oportunidade para mostrar o que há de melhor na genética do Gir ranqueado”, explica o presidente da Associação de Criadores de Gir, Gustavo Rodrigues Andrade Oliveira.
Outro destaque da feira é o tradicional gado de argola que atraia criadores interessados em preservar a tradição e aprimorar características como rusticidade e resistência, essenciais para a produção em sistemas extensivos. O uso da argola no nariz desses animais é uma prática antiga, utilizada para facilitar o manejo e controle mais comuns nos guzeras, girolando e tabapuãs que ficam nas baias.
O Campeonato da Ranqueada da raça Guzerá também figuram entre as principais atrações agropecuárias do evento, confirmando a continuidade de uma tradição consolidada nas edições anteriores da Expo Aracruz. Com os seus chifres imponentes e cabeças grandes, 18 zebuínos estarão sendo ranqueados em conformação, musculatura e produtividade leiteira, permitindo ao público conhecer de perto os critérios de seleção técnica aplicados pelos criadores.
Na programação do evento agro de Aracruz, os exemplares de Tabapuã estarão expostos dez bovinos para julgamentos técnicos e, no tradicional Campeonato de Ranqueada (ou equivalente), é valorizada a conformação, o rendimento e o desempenho genético dos animais.
A raça Girolando transformou a pecuária brasileira por ser responsável por mais de 80% do leite produzido no Brasil. Resultante do cruzamento entre a raça Holandesa e a raça Gir Leiteiro, une o melhor dos dois mundos: a capacidade leiteira do Holandês e a rusticidade e fertilidade do Gir. No total, 44 animais também estão sendo ranqueadas na 26ª Expo Aracruz.
Reconhecida mundialmente, a Raça Nelore, por sua qualidade na pecuária de corte, terá uma exposição especial. O Nelore é referência em produtividade, adaptação e qualidade da carne, fatores que garantem a sua posição de liderança no mercado nacional. Durante a Expo, serão realizados julgamentos e oportunidades de negócios voltadas para o aprimoramento do rebanho.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almir Vianna, falou da importância da valorização das raças no evento. “É com grande satisfação que celebramos a realização da 26ª Expo Aracruz, um evento que, ano após ano, reafirma seu compromisso com o fortalecimento do agronegócio e com a valorização do que temos de melhor no campo. Entre os grandes destaques da nossa programação está, sem dúvida, a exposição e valorização das raças bovinas um patrimônio genético que representa o trabalho árduo dos nossos criadores e o avanço da nossa pecuária. A presença de diferentes raças aqui, sejam elas voltadas para o leite, para o corte ou para a dupla aptidão, mostra a diversidade e o potencial produtivo do nosso estado. É uma oportunidade única para o público conhecer a excelência dos animais criados em nossa região e para os produtores trocarem experiências, fazerem negócios e se atualizarem tecnicamente", comentou.
Os gados estarão os quatro dias em exposição e é uma oportunidade para os produtores rurais que desejam conhecer de perto as raças que fazem a força da pecuária capixaba e brasileira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Estudantes indígenas, guerreiros e guerreiras atletas se enfrentaram na 4ª edição dos Jogos Tradicionais Indígenas
- Chegada do Papai Noel emociona crianças e adolescentes da Casa de Acolhimento Recriando Vidas
- Sala do Empreendedor supera 11 mil atendimentos e consolida Aracruz como referência no apoio aos pequenos negócios
- Prefeitura de Aracruz anuncia atrações musicais para o Réveillon 2026
- Aracruz abre Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade
- Aracruz celebra formatura de Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
- Reality Show ‘Escola de Sabores’ começa a ser exibido neste sábado (20)
- Atenção Motoristas: mão dupla na Rua Leopoldo Rangel
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz