XVIII Fórum Estadual Extraordinário debateu as Políticas Públicas e sua influência para qualidade da educação

O município de Aracruz participou nesta quarta-feira (8) e quinta-feira (9), em Vitória, do XVIII Fórum Estadual Extraordinário. O evento, que foi organizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), debateu as Políticas Públicas e sua influência para qualidade da educação e reuniu Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias do estado.
Durante os dois dias foram tratados assuntos diversos, entre eles a avaliação do plano municipal de educação 2014/2024; a Busca Ativa Escolar; a saúde mental dos profissionais da educação; as políticas públicas promovidas para melhoria da qualidade de ensino, dentre outros. As palestras se iniciaram com o mestre em Educação, Geraldo Grossi Júnior, que além do plano municipal, também destacou o Plano Tático Operacional e as propostas metodológicas.
Em seguida, os temas sobre a busca ativa escolar para fortalecimento das políticas de permanência, inclusão e aprendizagem com qualidade e a articulação entre Currículo e Avaliações externas foram apresentados pela Professora e Pesquisadora em Psicologia da Educação, Doutora Maria Inês Fini. O público também pôde visitar diversos estandes durante a programação.
Outros palestrantes como Eduardo Shinyashiki, Bárbara Caldas, Carlos Eduardo Sanches, Ângela Biscouto e Lígia Rubim debateram assuntos como o cuidando da saúde mental dos profissionais da educação, as relações étnicos-raciais, as Políticas Públicas que são promovidas para a melhoria da qualidade de ensino, a Educação inclusiva e o projeto político pedagógico como instrumento de melhoria contínua da aprendizagem.
A secretária Jenilza Spinassé (Semed), que representou o município, falou como a participação de Aracruz contribuirá com essas políticas na busca por uma educação pública com cada vez mais qualidade. “Essa nossa participação, sem dúvida, irá colaborar para que as demais secretarias municipais possam planejar e rever suas metas e atividades permanentes. Desta forma, com esta colaboração mútua, nós também ajudaremos nossos estudantes para que eles aprendam e sintam a necessidade de continuar indo nas escolas, além de podermos pensar no que tange o Plano Nacional de Educação e suas as políticas educacionais”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realiza ações de conscientização Maio Amarelo
- Saúde realiza o Dia D da Vacinação contra a Gripe neste sábado (10)
- IPTU 2025: pagamento da Cota Única com 10% de desconto é até 12 de maio
- Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade para fortalecer a conservação dos recursos naturais no município
- Aracruz, a porta de entrada de importação e geração de empregos
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano promove Conferência de Política Nacional sobre Desenvolvimento Urbano
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local