Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe

O sábado (10) foi dia de atualizar a caderneta de vacinação para moradores de Aracruz, com o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), garantiu a imunização dos grupos prioritários e reforçou a proteção coletiva contra o vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
Foram 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas durante o sábado, que funcionaram especialmente para atender à população, além de um posto móvel no Supermercado Casagrande. Equipes de saúde também estiveram visitando casas de pacientes acamados, para garantir a imunização.
Em Guaraná, o casal Maria da Graça e Júlio César Gardiman, foram juntos garantir a imunização. Ambos fazem parte do grupo prioritário. “Vi a divulgação que seria realizado o Dia D e aproveitamos a ação para colocar nossa vacinação em dia. Oportunidades como essa são importantes para garantirmos o recebimento da vacina, principalmente em pessoas com comorbidades como eu”, enfatizou Maria da Graça Gardiman.
Já o professor Carlos Alexandre Cruz, que é responsável pelos pais, José da Cruz, de 71 anos, Luciene Santos Cruz, 65 anos, e também pela avó, Nair Cardoso Guimarães, de 86 anos, recebeu a equipe de saúde em sua casa, para que a avó e o pai, que são acamados, pudessem ser imunizados. Para ele, a presença da equipe de saúde da Semsa em sua casa, foi de suma importância. “Nós que trabalhamos e ainda cuidamos de pessoas acamadas, temos muita dificuldade em levá-los até uma unidade de saúde, assim, não conseguindo realizar o deslocamento, que é muito difícil. Mas agora todos já estão vacinados e protegidos”, disse. Na residência, a mãe e o próprio Alexandre também receberam o imunizante.
“O Dia D no sábado foi uma oportunidade para as pessoas que pertencem ao grupo prioritário tenham mais chances de receber o imunizante e assim, garantir a imunização contra esse vírus que tem causado muita preocupação. Neste final de semana, conseguimos aplicar 784 doses do imunizante, o que ainda é um percentual baixo. Precisamos que a população entenda a importância da vacinação e procure as unidades de saúde para receber o imunizante”, pontuou a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.
Outras vacinas
Além da vacina contra a gripe, as unidades de saúde também estavam ofertando no Dia D imunizantes contra: Hepatite B, Pentavalente, VIP/VOP (pólio), Rotavírus, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Hepatite A, Dupla Adulto, HPV, dTpa Adulto, Pneumo 10, Meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana) e Dengue, aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.
Ao buscar o imunizante contra a gripe para sua filha Isis de dois anos, Maria Gabriela Moreira, aproveitou a visita à Unidade de Saúde para colocar o cartão de vacina da pequena em dia. “Minha filha estava com uma vacina atrasada, aproveitei e já atualizei o cartão dela. É importante que tenhamos essa atenção e buscamos sempre estar em dia, uma vez que nunca sabemos se pode surgir algum vírus”, finalizou.
Grupos prioritários
Estão sendo vacinados nas Unidades de Saúde do município pessoas com:
* Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
* Idosos com 60 anos ou mais;
* Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
* Povos indígenas e quilombolas;
* Pessoas com comorbidades, como doenças cardíacas, pulmonares, diabetes, imunossupressão, entre outras (veja a lista completa abaixo);
* Pessoas com deficiências (motora, auditiva, visual ou intelectual);
* Pessoas em situação de rua;
* Trabalhadores da saúde (inclusive estudantes em atendimento);
* Professores e auxiliares em sala de aula;
* Profissionais das forças de segurança, salvamento e das forças armadas;
* Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuário,
* População carcerária e trabalhadores do sistema prisional.
Comorbidades:
* Pneumopatias crônicas graves; Doença cardiovascular; Doença renal crônica; Cirrose hepática; Doença neurológica crônica; Diabetes mellitus; Imunossuprimidos; Transplantados; Obesidade grave (IMC ≥ 40), Trissomias (ex: Síndrome de Down).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana
- Ritmo e Movimento: Prefeitura oferece aulas gratuitas de Too Dance na Praça da Paz
- Esporte realiza Festival Solidário de Basquete neste sábado (10) na Praça da Paz