Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes

Publicado em: 11 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática” da Emef Luíza Silvina Jardim Rebuzzi solidifica conhecimentos dos estudantes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Luíza Silvina Jardim Rebuzzi, bairro Jequitibá, vem trabalhando com seus estudantes o Projeto "Medindo a Escola: Aplicando Matemática na Prática”. Trata-se de uma iniciativa educacional realizada pela professora Poliana Barbosa De Carli com o objetivo de solidificar o conhecimento dos alunos do 7º ano sobre os conceitos de área e perímetro de forma prática e engajadora.

“A proposta central do projeto era transpor a teoria da sala de aula para a realidade do ambiente escolar. Para isso, a turma foi estrategicamente dividida em grupos, e cada equipe ficou encarregada de mensurar um espaço específico da escola. Entre os locais escolhidos estavam o refeitório, a quadra, o pátio do refeitório, a entrada, os corredores e as salas de aula. No dia dedicado à medição, os alunos vieram preparados, trazendo consigo instrumentos essenciais como fitas métricas e trenas. Com entusiasmo e colaboração, cada grupo se dedicou a coletar as dimensões dos espaços designados, vivenciando a aplicação dos conceitos matemáticos em um contexto real”, explicou Poliana.

Ainda de acordo com a professora, após a etapa de medição, os alunos se reuniram para a fase de documentação e cálculo. “Eles preencheram uma atividade estruturada sobre o projeto, onde registraram as medidas coletadas e, mais importante, realizaram todos os cálculos necessários de área e perímetro para cada um dos espaços. Este momento foi crucial para que os alunos pudessem consolidar o aprendizado, aplicando as fórmulas e verificando os resultados obtidos com as medições reais”, ressaltou.

Após a fase prática de medição e cálculo manual, o projeto "Medindo a Escola" avançou para o laboratório de informática da escola (Lied), onde os alunos puderam aprofundar seus estudos de área e perímetro, resolvendo atividades. “Este momento também foi importante para que eles compreendessem como a tecnologia pode auxiliar o aprendizado dos conceitos matemáticos, conectando a matemática à tecnologia. Este projeto não apenas reforçou o aprendizado de conceitos matemáticos fundamentais, mas também promoveu o trabalho em equipe, a organização e a capacidade de aplicar o conhecimento em situações do dia a dia”, completou a professora de matemática.

Estudo prático
A realização deste estudo prático de área e perímetro na escola foi de grande aprendizado para os alunos, pois eles não apenas compreenderam de forma mais profunda os conceitos, mas também perceberam a relevância e aplicabilidade da geometria em seu dia a dia. Medir o refeitório, calcular a área da quadra ou o perímetro de um corredor transformou a aprendizagem em algo significativo, incentivando o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe, além de estar em contato com instrumentos de medida e também com a tecnologia.

Para a aluna Ana Clara Zucolotto Barbosa do 7º C, o trabalho foi bem legal, diferente e teve a participação de todos, foi diferente.Essa abordagem prática não só fixa o conhecimento de maneira mais eficaz, mas também desperta o interesse e a curiosidade pela matemática, para entender que ela está ao nosso redor.

Já os alunos Ana Clara Martins André e Ryan Lucas Wandenkoken da Silva do 7ºA consideraram a experiência marcante. “Foi excelente o trabalho. Todos participaram e foi legal aprender matemática de um jeito super divertido! Com o projeto de área e perímetro, a gente sai das atividades somente da sala no caderno e começa a ver a matemática na vida real, disseram.

Compartilhe essa notícia:

Galeria: