Visita à Unidade de Conservação Aroeiras do Riacho encerra programação de atividades
.jpeg)
Uma visita à “caçula” das quatro Unidades de Conservação Ambiental Municipal de Aracruz: Aroeiras do Riacho, localizada em Vila do Riacho, encerrou a semana de atividades da Prefeitura Municipal de Aracruz. A unidade é contemplada pelo ecossistema restinga do bioma Mata Atlântica e foi criada com o objetivo de incentivar a conservação e a preservação deste meio ambiente.
A visita contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri; do secretário de Meio Ambiente, Edgar Allan Martins; da secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida; do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Emerson Nascimento; do secretário de Obras e Infraestrutura, João Paulo Calixto; do secretário de Comunicação, Alcione Pinheiro; do procurador municipal, Wagner Carmo, e demais servidores.
O nome da área faz menção a planta Aroeira, espécie abundante na Unidade. “Dessa planta se extrai a pimenta rosa que é comercializada pelas pessoas da região”, explica o gerente de Recursos Naturais, Fabrício Rosa.
Após a estruturação, o local se transformará num ponto turístico e será permitida visitação. “Queremos criar trilhas, adequar o ambiente para visitantes, como a criação de um estacionamento e de uma estrutura para receber os visitantes. Além disso, nossa intenção é regulamentar a Aroeiras”, conta entusiasmado Fabrício.
A criação da Unidade de Conservação Aroeiras do Riacho, próximo à Aldeia Indígena de Comboios, foi um passo fundamental para a preservação da vegetação de restinga ameaçada pela expansão urbana e a extração de areia.
Cortada pela Rodovia ES-010, a Unidade foi criada através do decreto municipal nº 34.246, assinado pelo Prefeito Jones Cavaglieri, em 2018, e contempla 151 hectares divididos em três áreas. “Escolhemos esse lugar como Unidade de Conservação porque possui fragmentos de restinga bem conservados, é uma zona pública e se depara com grandes ameaças, como extração de areia, criação de gado e a especulação imobiliária”, relatou o gerente. No momento está sendo construída uma guarita para abrigar um guarda-florestal para proteger o espaço de possíveis depredações.
“Com a criação da Unidade, estamos estabelecendo mecanismos que facilitam a adoção de medidas de proteção desta área de interesse ecológico e criando condições para que o ecossistema seja utilizado de maneira sustentável. Queremos proteger as espécies da fauna e da flora e garantir um meio ambiente preservado para as atuais e futuras gerações”, salientou o prefeito Jones Cavaglieri.
Aracruz possui ainda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim; o Parque Natural Municipal do Aricanga “Waldemar Devens” e o Parque Natural Municipal David Victor Farina.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre a inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"
- 2ª CONVOCAÇÃO - EDITAL 001/2025 -SEMSA