Aldeia de Aracruz vira ponto turístico e cultural do ES. Veja como visitar a Tekoá Mĩrim
Nesta quinta-feira (12) o povo Guarani de Aracruz oficializou o primeiro Plano de Visitação em terras indígenas do Espírito Santo. O documento consolida a Tekoá Mĩrim, em Aracruz, como um dos únicos locais regulamentados para realizar atividades voltadas ao etnoturismo fora da região amazônica, além de ser um marco para o município e, principalmente, ao povo Guarani.
“Queremos mostrar a cultura Guarani para todos”, declarou o cacique Kara'í Perú. De acordo com ele, a ideia é que a Tekoá Mĩrim seja um espaço para aqueles que desejam ter uma vivência a partir de outro estilo de vida e visão de mundo.
O Plano de Visitação da Tekoá Mĩrim foi celebrado no estilo Guarani: com simplicidade, músicas sagradas, roda de conversa, comidas tradicionais e trilha pela floresta. Além da Prefeitura de Aracruz, também estiveram presentes representantes de agências de turismo, hotéis e restaurantes da região, Governo do Estado, Vale, Suzano e Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES). “Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas tradicionalmente ocupadas e é fundamental que a gente reconheça e apoie os povos indígenas, tendo em vista a importância histórica que possuem para o Brasil. São povos que guardam saberes antigos e conhecem essas terras muito melhor do que nós”, comentou o prefeito Jones Cavaglieri.
O que fazer na Tekoá Mĩrim
Localizada em meio a mata atlântica e às margens do maior estuário do Espírito Santo, o Rio Piraquê-Açu, a Tekoá Mĩrim é um lugar para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Uma breve caminhada é suficiente para sentir o ar puro e o clima suave da floresta.
O local possui estacionamento, casas tradicionais, cabanas para roda de conversa e alimentação, área para camping, banheiros e ducha externa. O visitante, além de contemplar lindas paisagens, também pode participar de rodas de conversa, pintura corporal com tintas da terra, caminhada por trilhas, apresentação de dança e coral, passeio de barco e ainda experimentar a culinária tradicional do povo Guarani ou levar para casa artesanatos feitos pelos moradores da aldeia.
“Para mim, a Aldeia Tematika é um local que fortalece nossas raízes, porque ali estamos sempre praticando nossa cultura. É também um meio de sobrevivência pra gente, nosso trabalho. É muito importante para nós preservar nossa cultura e também manter nossas pessoas dentro da aldeia”, comentou Walter Karaí Djekupé, guia turístico da Tekoá Mĩrim.
Como chegar
A entrada para a Tekoá Mĩrim fica na Rodovia ES-010, km45, após a ponte do Rio Piraquê-Açu, distrito de Santa Cruz, Aracruz – ES. Clique aqui e veja no pama como chegar.
Contato para agendamentos
- 27 99606-2754 (Cacique Kara’í Werá)
- 27 99959-6939 (Kara’í Mirim)
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy