Desburocratização: Servidores participam de treinamento para atuarem com o sistema Simplifica ES
Nesta segunda-feira, 03 de setembro, cerca de 70 servidores públicos da Prefeitura de Aracruz participaram de um treinamento para atuarem com o sistema Simplifica ES. O programa tem objetivo de facilitar e desburocratizar o processo para abertura, alteração e fechamento de empresas, além de ser uma ferramenta que faz a integração entre a Receita Federal do Brasil e diversos órgãos Estaduais e Municipais.
“Antes a PMA trabalhava com o processo físico para abertura, alteração e fechamento de qualquer empresa. Agora, estamos trabalhando com um sistema online. Então, todo processo está sendo realizado através do Simplifica ES”, explica Margareth Spinassé Lechi, Gerente de Tecnologia e Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE).
Durante a capacitação foram apresentadas as funcionalidades que devem ser utilizadas dentro do sistema, como Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Alvará Sanitário. Estiveram presentes servidores das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), Meio Ambiente (SEMAM), Saúde (SEMSA), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Agricultura (SEMAG) e Administração e Recursos Humanos (SEMAD).
Desburocratização
Para o consultor do SEBRAE, Fabrício Yee, o maior objetivo do sistema Simplifica ES é reduzir a burocracia de registro mercantil que, de acordo com ele, apresenta altos índices no Brasil. “A média, segundo estudos, aponta que temos o prazo de setenta e nove dias para abrir uma empresa, e até nove meses para a obtenção de todos os alvarás e licenças da atividade econômica”, relata.
Ainda de acordo com o consultor, a ideia é fazer com que o empresário tenha mais facilidade para se registrar e que o serviço público saiba coordenar este processo disponível de forma online. “A intenção é gerar uma base de dados única, com prazo de até 24h para abertura de uma empresa de baixo grau de risco. O sistema simplifica é uma revolução na diminuição da burocracia e impacta diretamente no ambiente de negócios”, finaliza.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Feira de Negócios “Aracruz – Um Natal de Oportunidades movimenta a Praça da Paz
- Qualificar ES forma novos profissionais e amplia oportunidades de emprego em Aracruz
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM

