Aracruz no Encontro Nacional de Bandas de Congo
O batuque dos tambores e o som inconfundível da casaca, em harmonia com o céu da vila de Regência Augusta. No último domingo, 24 de junho, o congo de Aracruz se misturou a outros grupos no 28º Encontro Nacional de Bandas de Congo, contagiando as ruas do balneário.
As bandas São Benedito do Rosário, de Vila do Riacho e São Benedito, de Itaparica, representaram o município durante a festa, que celebra um dos mais significativos símbolos da cultura do Espírito Santo e expressões Afro-Brasileiras.
“Hoje vamos levar alegria para o povo” entoou dona Astrogilda, antes das bandas saírem em caminhada rumo à Igreja da vila.
Peregrinação
A caminhada das bandas de congo até a Igreja Católica de Regência é um dos atos mais tradicionais do Estado. O cortejo encantou quem passava pelas ruas ou quem observava das varandas. Júlio Almeida veio de Minas Gerais para participar da festa e se encantou: “O colorido das roupas foi o que mais me chamou atenção”, comentou.
As canções expressam sentimentos e a fé do povo negro. O mar, o amor e até a morte são alguns dos temas retratados nas letras, que se completam ao ritmo das casacas e tambores.
De acordo com o professor Cleber Maciel, ícone da pesquisa acadêmica sobre história e cultura afro-capixaba, “uma das mais significativas devoções é a homenagem que algumas bandas de congo fazem a São Benedito, que é maciçamente usado nas cantigas entoadas nos atos culturais espalhados em terras capixabas”.
O Santo, inclusive, esteve no altar da igreja onde as bandas, uma por uma, o reverenciavam com cantos e clamores. “Pra mim o congo é uma expressão de felicidade, uma forma de demonstrar que amamos nossas raízes”, completou Vany Gomes, da Banda de Congo de Itaparica.
Festa do Caboclo Bernardo
Considerado Herói Nacional por liderar o salvamento de marinheiros de um naufrágio no litoral capixaba, o Caboclo Bernardo é uma figura histórica marcante da vila de Regência Augusta, em Linhares, na foz do Rio Doce. Há 88 anos, nas proximidades do dia 3 de junho, data de sua morte, acontece a tradicional Festa do Caboclo Bernardo, que reúne centenas de pessoas em torno da programação.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental