Ciclo de formação fortalece Fiscalização Ambiental de Aracruz

Fiscais, guardas-florestais, vigias, biólogos e engenheiros da Prefeitura de Aracruz participaram de uma série de cursos e oficinas, com temas ligados a fiscalização ambiental. Manejo de fauna e recuperação de áreas degradadas foram alguns dos temas abordados durante o ciclo de formação, que aconteceu entre os meses de maio e junho.
O cronograma contou com palestrantes de instituições importantes, como o Cereias, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
“Nós trouxemos órgãos que fazem interfaces com a nossa vida, com a vida da nossa população, e com os serviços que a SEMAM oferece. A intenção é enriquecer nosso diálogo entre a comunidade e a legislação”, explicou o secretário municipal de meio ambiente, Wagner Carmo.
As formações levaram ao grupo da SEMAM conhecimentos que vão ajudar na rotina de trabalho. A contenção e captura de fauna, recuperação de áreas degradadas, caracterização da fitofisionomia de mata atlântica e restinga; uso do GPS, confecção de mapas, trilhas e definição de área e perímetro entre outros tópicos.
A última oficina aconteceu na última quinta-feira, 14 de junho, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Passamos informações sobre técnicas de abordagem em ações de fiscalização ambiental, como triangulação, comando, posicionamento, segurança, planejamento e execução”, explicou o Agente Ambiental Federal do Ibama, Givanildo dos Santos Lima.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte