EMEF Samoel Costa faz encerramento do projeto-piloto “Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional”

Na manhã desta terça-feira (12/12) a EMEF Samoel Costa realizou o encerramento do projeto-piloto “Programa Saúde na Escola (PSE) Nacional”. O evento contou com as presenças de vários alunos e seus familiares, professores, além de autoridades como o Prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o vice Lúcio Zanol, a Secretária interina de Saúde, Juliana Baioco, a representante do PSE de Aracruz, Glauciene e representante da Secretaria Estadual de Saúde, Maira Rodrigues.
Em uma parceira entre as Secretarias de Saúde e Educação foram oferecidos serviços como aferição de pressão arterial e teste de glicose, orientações e encaminhamentos sobre o Cadastro Único (Bolsa Família), orientações e materiais informativos do Zoonoses, além de uma grande exposição dos trabalhos do PSE desenvolvidos pelos alunos no decorrer do ano.
Vale ressaltar que em junho desse ano a prefeitura de Aracruz assinou um termo de compromisso para pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola, uma ação do Ministério da Saúde, com os estados e municípios.
Trata-se de 12 ações que serão realizadas pelos gestores em um período de 24 meses, como por exemplo: ações de combate ao aedes aegypti; promoção das práticas corporais; atividades físicas e lazer; prevenção ao uso de drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal, promoção da saúde bucal, prevenção da obesidade infantil, dentre outas.
Projeto piloto
Na ocasião duas escolas municipais, CMEB José Manbrini (Jacupemba) e EMEF Samoel Costa (SEDE), por serem consideradas prioritárias, foram as primeiras a serem inseridas no programa e funcionaram como projeto-piloto, para que posteriormente todas demais possam receber os benefícios. De início foram pactuados 694 alunos.
O PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação instituído em 2007. Sua base é a articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde e suas políticas são voltadas às crianças, adolescentes e jovens da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. Trata-se de uma estratégia de integração para fomentar o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana