No Dia Mundial da Água, escolas de Aracruz encenam a importância do uso responsável

O objetivo foi de atrair a atenção da comunidade para a importância de preservar a água, bem necessário à vida, abundante, porém, finito. Autoridades, professores e alunos compareceram à Câmara Municipal na noite de ontem para manifestar apoio à conservação dos recursos hídricos. Na iniciativa do evento estiveram integradas as equipes municipais do Meio Ambiente, Educação e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) para realização do “4º Seminário das Águas de Aracruz” em comemoração ao Dia Mundial da Água.
O Secretário de Meio Ambiente, Olímpio Vieira Neto abriu o evento para refletir sobre a situação atual, de pequena conscientização em relação ao uso responsável do recurso. Na explicação do secretário, Aracruz tem uma das maiores bacias do Espírito Santo, o Rio Piraqueaçu é um dos principais cursos hídrico do município e precisa receber mais atenção. “Precisamos da água para viver. Por isso temos que preservar nossa bacia hidrográfica e demonstrar nossa cidadania. Uma cidade com rios limpos demonstra a educação do povo que vive nela. Sem água não existe saúde, desenvolvimento sustentável e nem biodiversidade. Se fala muito em deixar um planeta conservado para nossos filhos, mas nunca conversamos em deixar filhos melhores para o nosso planeta”, alertou.
O vice-prefeito, Jones Cavaglieri, também discursou sobre o uso consciente do líquido e afirmou que, dentro de uma administração a preservação do meio ambiente precisa ser reforçada com o desenvolvimento de programas dentro da realidade do município, envolvendo os cidadãos, em especial a juventude, que viverá no planeta de amanhã. “É uma das principais metas desta administração. Estamos trabalhando para que as futuras gerações possam usufruir, com consciência de preservação de todo o potencial da bacia do rio Piraqueaçu”, disse Cavaglieri, que lembrou os conflitos mundiais anteriores, por território, por armas, por petróleo e avisou que a próxima briga poderá ser uma disputa pela água, se não for consumida com sabedoria.
A escola Eurípedes Nunes Loureiro apresentou o projeto “Água: é preservando que se tem” no tema “Utilização correta da água”, com apresentações de poema, paródia e coreografia na música “Planeta Azul” (composição de Xororó e Aldemir). Já a escola Aparício Alvarenga, apresentou resultado do projeto desenvolvido sobre conscientização no uso da água. O tema do projeto foi “Água: qual sua gota de contribuição?”, que buscou criar hábitos corretos no consumo e evitar o desperdício. Os alunos ainda apresentaram poema, música e dança.
No encerramento, o coordenador do SAAE, Adilmer Tonon, mostrou o trabalho da autarquia e detalhou o consumo de água da população aracruzense. Tonon elogiou o envolvimento das escolas e enfatizou a conscientização da juventude. “Este evento torna possível a aproximação dos jovens estudantes com atual realidade. Aqui conseguimos trabalhar a consciência e, o mais importante, estas crianças, além de aprender se tornam multiplicadoras”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandra Mesquita – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / amgiacomin@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora