Prefeitura qualifica soldadores: mais 18 alunos começaram ontem a se preparar para o mercado

Ontem (24), a primeira turma (com 18 alunos) do curso de solda TIG deu o primeiro passo rumo à qualificação profissional, graças a uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Centro Integrado de Aracruz (Senai/Sesi/Iel). Ao todo, serão contemplados 72 alunos que vão estudar gratuitamente. As outras três turmas (também com 18 alunos cada), serão capacitadas em outras etapas durante o primeiro semestre deste ano. A aula inaugural aconteceu no antigo prédio da prefeitura, onde hoje o Centro Integrado funciona provisoriamente.
Os primeiros contemplados com o curso assistiram atentos as explicações e orientações feitas do coordenador de qualificação profissional (setor industrial) da Semde, Ricardo Lemos e da coordenadora pedagógica do Senai Aracruz, Andrea Maria Scopel. “Vocês foram classificados dentro de critérios e estão em uma instituição de ensino renomada. Daqui a algum tempo vocês terão uma capacitação bastante procurada pelo mercado de trabalho”, disse Lemos.
Ainda segundo o coordenador, os cursos promovidos por essa parceria estão direcionados a jovens carentes do município, com mais de 18 anos, no objetivo de aumentar a empregabilidade destes profissionais e promover inserção no mercado de trabalho. “O curso de Solda TIG para vocês tem custo zero. Por isso, comprometimento, dedicação e seriedade são fundamentais para que concluam o curso com todo o conhecimento necessário que o atual mercado de trabalho exige. Em Aracruz, o mercado está aquecido com a vinda de grandes empreendimentos e vai continuar até 2012. Estamos qualificando vocês para que possam ser absorvidos por essas empresas que estão chegando no município”, explicou.
Coordenadora pedagógica do Senai Aracruz, Andrea Maria Scopel informou aos alunos sobre o funcionamento de toda rede de aprendizado e esclareceu que o Sistema Findes é composto por seis entidades que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento da indústria capixaba. Juntas, Findes, Cindes, Sesi, Senai, IEL-ES e Ideies promovem ações para garantir uma posição de destaque para o estado nos níveis político, econômico e social. Em Aracruz, o Centro Integrado é composto por três dessas entidades, Senai/Sesi/Iel. “Espero vê-los todos, novamente, daqui a aproximadamente três meses quando vão receber a declaração de conclusão do curso de solda TIG”, concluiu a coordenadora.
CURSO DE SOLDA TIG
O curso de solda TIG acontece no Centro Integrado de Aracruz, com aulas ministradas no turno da noite (de 19h às 22h), em carga horária de 160 horas, dividida em 100 horas práticas e 60 teóricas. O curso tem duração três meses. Como a procura pela qualificação é grande, permanecer em sala de aula requer comprometimento. De acordo com o Senai, caso o aluno não compareça no primeiro dia de aula, ele é desclassificado do processo e a entidade entra em contato com o suplente.
Mais informações pelo telefone: (27) 3296-1623.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti - Tel: (27) 3296-4507 - E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / lebitti@yahoo.com.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora