Artesanato indígena de Aracruz marca presença na Expotur 2010
Entre a grande quantidade de estandes da Exportur 2010, um chama a atenção de todos os que passam, pela beleza dos trançados e pelo colorido das sementes. É o artesanato indígena produzido nas aldeias de Aracruz. Deusdeia Souza Pego Silva, moradora da comunidade de Pau-Brasil, ficou feliz com os resultados alcançados com a exposição na feira de turismo. “As pessoas estão elogiando bastante as peças. Estamos vendendo bem”, comemora.
Ela conta ainda que a iniciativa foi excelente para que as pessoas de todo o Estado que passaram pela feira pudessem conhecer o artesanato indígena. “Todo mundo que entra no estande vem com muita curiosidade. As pessoas perguntam principalmente sobre as sementes que a gente usa para fazer os colares, que são todas colhidas no município, e também sobre os paus-de-chuva, esses canudos que imitam o barulho da chuva. Todo mundo quer saber como a gente faz e o que tem dentro deles”, explica.
Além dos colares e dos paus-de-chuva, no estande ainda se via uma infinidade de chocalhos, leques, conjuntos de arco-e-flecha e outros utensílios da cultura indígena. Hoje, as sete aldeias tupinikim e guarani de Aracruz são as últimas remanescentes do Estado, o que torna o trabalho de resgate e de divulgação da cultura indígena do município ainda mais importante. As peças produzidas pelos índios de Aracruz fizeram parte do Salão de Artesanato do Espírito Santo, que foi montado pela primeira vez durante a Expotur, que já está em sua 6ª edição.
Aracruz também esteve presente no evento em outros estandes reservados à região turística do Verde e das Águas. Em um deles, o município pode mostrar o seu potencial agro-turístico e também alguns quitutes produzidos nas propriedades rurais do município, como a banana “chips”, que foi muito elogiada. Em outro, profissionais da Secretaria Municipal de Turismo, juntamente com representante dos outros oito municípios que integram a região, puderam falar um pouco sobre as diversas atrações do município para os visitantes.
O Secretário de Turismo, Beto Favalessa ressalta que a oportunidade de mostrar as potencialidades turísticas da região não é o único benefício obtido com a participação no evento. ”A Expotur é uma oportunidade de mostrarmos para as pessoas a gastronomia e a beleza que as cidades que compõem a rota do Verde e das Águas oferecem, além de promover a integração dos municípios, favorecendo o desenvolvimento do turismo na região”, disse. Este ano, a Associação Brasileira de Agências de Viagem do Espírito Santo (ABAV-ES) e a Secretaria Estadual de Turismo calculam que cerca de 13 mil pessoas tenham passado pelo evento.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy