Saúde mental e cidadania: arte e cultura beneficiam pacientes
Utilizar a linguagem da arte como intervenção do tratamento e satisfação do paciente. Este é o objetivo do trabalho desenvolvido nas oficinas terapêuticas de artes e música promovidas no Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz, que traduz a aposta de ampliar as possibilidades sociais e referenciais dos usuários.
As oficinas acontecem de segunda a quinta-feira, nos turnos matutinos e vespertinos e são acompanhadas pelo oficineiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem e educador físico.
Sacolas, panos de prato, chaveiros e outros produtos são produzidos pelos próprios usuários e ficam expostos para venda na própria sede do Programa e também são levados a praças e eventos quando convidados a expor.
Segundo a coordenadora do programa Silvia Zamperlini, o trabalho realizado pelos pacientes é importante para valorização e percepção do sujeito como capaz de realizar, além de ser uma fonte de renda, uma vez que parte dos recursos gerados com a venda dos produtos é entregue ao paciente e outra parte é revertida pata compra de materiais.
Segundo a secretária de Saúde, Juliana Baiocco, um dos grandes desafios dos usuários de saúde mental é a dificuldade de inclusão no mercado de trabalho. “Com a produção destas peças de artesanato e sua comercialização podemos melhorar as condições de inclusão social destes pacientes e oportunizá-los com uma fonte de renda que contribua com mais qualidade de vida”.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada


