Representantes de Aracruz vão a Brasília para Conferência Nacional de Defesa Civil
Aracruz vai estar presente na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil, em Brasília. Cinco representantes do município foram eleitos delegados na última quinta-feira (04), durante a Conferência Estadual do órgão, e estarão na capital do País de 23 a 25 de março para discutir novas diretrizes para o Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), junto com representantes de todos os estados brasileiros. Com o tema “Por uma ação integral e contínua” o foco da Conferência Nacional será as ações preventivas. Entre os cinco delegados aracruzenses estão o coordenador da Defesa Civil municipal, Daniel Rocha, um membro do poder público e três representantes da sociedade civil.
Para o Coordenador da Defesa Civil de Aracruz, as conferências têm aberto um espaço para os debates e discussão de propostas, além de ser uma oportunidade para troca de experiências, especialmente, no caso da Conferência Nacional, onde profissionais de vários lugares do País vão estar reunidos. Rocha avalia que a escolha do tema principal que está norteando as conferências foi bastante acertada. “A Defesa Civil precisa estar preparada para atuar na prevenção dos problemas e não apenas nos casos de emergência”, complementa Daniel Rocha.
No dia 5 de fevereiro, profissionais da Defesa Civil do município já haviam participado da 1ª Conferência Intermunicipal do órgão, com a participação de representantes de Aracruz, Ibiraçu e João Neiva, de onde saíram várias diretrizes que foram levadas para a Conferência Estadual. Duas delas foram aprovadas na última quinta e serão levadas para o encontro em Brasília: a diminuição da burocracia para a aprovação dos decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública e para o repasse de verbas aos municípios afetados por desastres naturais; e a criação de um plano de carreiras para os profissionais da Defesa Civil.
Durante o encontro das coordenadorias municipais de todo o Espírito Santo, o coordenador da Defesa Civil estadual, Coronel Álvaro Duarte, reafirmou o que já havia dito durante a Conferência Intermunicipal, sobre o papel do órgão de atuar também com a prevenção e não somente depois que as fatalidades acontecem. “A gente caminha pelos desastres e vê o sofrimento das pessoas. E o que mais nos entristece é ver que muitas coisas poderiam ser evitadas. É impossível impedir os desastres? Não. Mas com prevenção, nós podemos minimizá-los”, ressaltou.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tamarafreire@hotmail.com
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy