Semam leva saberes da homeopatia para o Festival Regenera Rio Doce
Uma terapia singela, que reconhece os sintomas como reação a determinada doença. “Semelhante cura semelhante”, explica melhor a engenheira agrônoma da Prefeitura de Aracruz, Rhayrane Pedroni que, junto a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) levou ao Festival Regenera Rio Doce alguns saberes da homeopatia e sua aplicação na agricultura.
A oficina aconteceu no quintal da dona Ziza, moradora da comunidade de Areal, na vila de Regência. “Muito bom esses conhecimentos aqui na minha casa”, comentou Ziza, enquanto observava os participantes sentados no gramado, acompanhando a aula.
Cura sem veneno
A oficina despertou a curiosidade dos participantes do festival, já que alguns desconheciam o uso da homeopatia na terra. Mas, de acordo com Rhayrane, essa terapia pode ser utilizada também na água, no solo, nas plantas, animais e humanos.
“É uma forma de dar autonomia para o agricultor que, através da observação e vivência na terra que planta, conseguirá curar certas questões na terra, sem o uso de dinheiro ou veneno”, completou a engenheira agrônoma.
Dona Ziza, que acompanhou a aula da varanda de casa, diz ter gostado do que aprendeu, e fez questão de comentar: “Eu não uso veneno nenhum aqui no meu quintal. Meu adubo é só folha de árvore”.
União pela regeneração do Rio Doce
A proposta do Festival Regenera Rio Doce é criar um espaço fértil para construção e compartilhamento de saberes, desafios e metodologias colaborativas, capazes de fortalecer os vínculos comunitários e engajar ações necessárias à Regeneração do Rio Doce.
O foco é inusitado: promover o afeto como forma de regenerar emocionalmente os indivíduos, de restaurar – cultural e socialmente – suas comunidades e integrar a luta de todos os atingidos, com auxílio de pessoas e coletivos de várias regiões do país, sensibilizados com o drama do Rio Doce.
O festival acontece até o fim de julho, em Regência, Linhares (norte do Estado). Mais informações: http://www.regenerariodoce.org
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap