Barragem de Guaraná pronta para armazenar água
A Barragem do distrito de Guaraná já está pronta para armazenar água, segundo a Secretaria de Agricultura (Semag). A represa será o principal reservatório da região, e em períodos de seca abastecerá casas de todos moradores.
Máquinas, caminhões e operários trabalharam por quase três meses e aos poucos a represa foi ganhando forma. Hoje já é possível ter noção da dimensão que ocupa: são mais de 4 hectares e o volume de água armazenado poderá chegar até 120 mil metros cúbicos.
Próximas etapas
De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Pereira Sobrinho, a barragem depende agora de fatores climáticos, já que é preciso chover para que o volume de água comece a aumentar. “Uma temporada de chuva vai ajudar a encher, até porque a nascente que nutre a barragem é bem forte”, explicou.
Depois de cheia, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) entrará em cena para realizar o projeto da estação de captação e adutora.
Barragem é alternativa para enfrentar a crise hídrica
Guaraná é uma das comunidades que mais sofrem com a escassez da água. Em períodos de seca, o abastecimento é feito através de rodízios e a população chega a ficar dias sem água. De acordo com a Semag, a barragem será fundamental para solucionar essa questão que tem deixado a população aflita.
“A obra foi planejada devido à necessidade de abastecimento em Guaraná, já que o rio Araraquara, que abastece a comunidade, não possui nenhuma reserva para a população. A barragem de Guaraná é uma das ações que a Secretaria de Agricultura desenvolve para enfrentar a crise hídrica”, disse Renato Pereira Sobrinho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap