Iniciou hoje (03) o curso “Saúde do Idoso” para técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde

A população de idosos vem aumentando no mundo inteiro e em Aracruz não é diferente, por isso teve início hoje (03/05) um curso para os técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde do município e das aldeias indígenas. O Curso “Saúde do Idoso” tem carga horária de 160 horas e as aulas acontecem todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, na Casa do Estudante.
Aproximadamente 30 alunos participam da capacitação que é promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e executada pela EMESCAN em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA). Os professores são enfermeiros da SEMSA.
Segundo a gerente de Atenção Primária, Janete Aparecida Peroni, o município está preparando os profissionais para cuidarem melhor dos cidadãos aracruzenses. “Que tudo que for aprendido aqui seja colocado em prática nas Unidades em que vocês trabalham para proporcionarmos o envelhecimento saudável de nossos idosos”.
Juliana Baiocco, subsecretária técnica da SEMSA, explicou que a atenção primária tem a responsabilidade de criar ações que promovam a saúde e a prevenção de doenças dos idosos. “Este curso vai ajudá-los a melhorar o atendimento a nossos idosos para que eles possam lidar melhor com o envelhecimento”.
O representantes da EMESCAN e a representante da SESA, enfermeira Eliana Moreira reconheceram o empenho da prefeitura em oferecer este curso aos seus servidores. “A administração está comprometida com a busca do conhecimento, por isso é muito importante a participação de vocês (técnicos do município) nas atividades”.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Cláudio Gomes Souto o Ministério da Saúde está preocupado com o envelhecimento da população. “Este é um público que demanda uma atenção especial, dessa forma é importante oferecer qualificação para nossos servidores que trabalham diretamente com esta população”.
O secretário explicou ainda a importância do trabalho preventivo realizado pelo município. “O custo de prevenção é ¼ dos custos da média e alta complexidade. E os idosos precisam ser bem tratados para se sentirem protegidos e cuidados. A boa saúde engloba bem-estar social, físico e mental”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental