SAAE Aracruz completa 50 anos de história

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), de Aracruz, completa hoje (20/04), os 50 anos sob a forma de autarquia, valorizando a história, trabalhando o presente e planejando o saneamento da cidade para o futuro.
Durante estes anos, a autarquia passou por vários processos de ampliação e modernização, aumentando sua capacidade de atendimento à população e melhorando a qualidade da prestação de serviços, visando à qualidade de vida das pessoas através da água que distribui nas residências. Contribuindo desta forma, para o desenvolvimento do município.
A equipe é formada por 150 servidores, que durante dia e noite, aos domingos e feriados, trabalham esforçadamente para captar, tratar e distribuir água com qualidade para 27.368 ligações de água, através de 10 estações de tratamento, uma rede de abastecimento de água de aproximadamente 375 mil metros de extensão e uma rede de esgoto 243 mil metros de extensão.
Contratado pela autarquia em 1983, o servidor Carlos Lopes Loureiro, celebra 34 anos de trabalho no SAAE. “Ver a empresa chegar ao que é hoje e saber que eu cresci profissionalmente com ela todos estes anos é muito prazeroso. O segredo para tantos anos de dedicação em um mesmo local de trabalho é simples: gostar do que se faz.”
Para o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o SAAE é uma grande empresa, é um exemplo. “Quero parabenizar todos os funcionários que, através de um trabalho coletivo, estão melhorando a cada dia o atendimento de água e esgoto para a população de Aracruz”.
Cavaglieri destaca ainda a proximidade da autarquia com a comunidade aracruzense. “Pelo abastecimento de água e o serviço de esgoto serem municipalizados, as taxas são mais baixas do que nos municípios atendidos por companhias estatais ou privatizadas. Há divergências de opinião sobre a privatização , com alegações que seria melhor para prestação de serviços de saneamento básico, entretanto a privatização é uma saída quando há problemas na administração pública, que não é o caso do nosso município hoje. O serviço terá seu pleno funcionamento de acordo com o comprometimento dos gestores e servidores em fazer o que é melhor para comunidade, em fazer com que as obras aconteçam, e a prova disso é o SAAE Aracruz”.
O prefeito agradece também a população pelo uso mais racional da água. “A nossa população mudou muito quanto ao uso da água. Hoje, já existe consciência maior e as pessoas economizam. As pessoas têm se educado para melhor usar este bem. Sentiram que realmente a água é a coisa mais importante que temos. É riqueza. Move o mundo. Tudo depende da água, que é vida, é trabalho, é industrialização, é agricultura. Por isto, o uso racional está presente no dia a dia de quem mora em nosso município. As pessoas estão considerando isto, entendendo a importância deste bem para todos".
Celebrar esta data magna na história do SAAE é registrar toda a contribuição da autarquia na vida da população e marcar o início de um novo ciclo que se inicia. Que venham os novos 50 anos!
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Prefeitura abre processo eleitoral para escolha de representantes da sociedade civil no Conselho Municipal da Juventude
- Técnicos pedagógicos e diretores escolares da Rede Municipal de Ensino participam do 13º Congresso Educacional do Sinepe/ES
- Estudantes da Rede Municipal participam de caminhada pela Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
- Dia do Católico: Prefeitura de Aracruz traz o show “Colo de Deus” para celebrar a data
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico - Plano de Gestão Integrada
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental