Secretaria de Educação retoma atividades do “Jogo de Xadrez nas Escolas”

No início do mês de março, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz retomou as atividades do Jogo de Xadrez nas Escolas, e a primeira instituição de ensino a ser contemplada foi a EMEF Ezequiel Fraga Rocha, com aulas ministradas pelo professor Alessandro Camporêz, que há muito tempo tem se dedicado ao trabalho com xadrez no município. Ele conta com uma extensão de carga horária de dez horas para poder ensinar os alunos.
Esse trabalho teve uma iniciação em sala de aula tendo como público-alvo alunos do 6º ano, com uma carga horária de seis aulas, atingindo aproximadamente 60 alunos. Um outro treinamento, nível dois, acontece no contra turno, com alunos do 6º ano e 9º, e carga horária de três aulas.
De acordo com a diretora Penha Casotti Flores, atualmente muito tem se falado da importância do jogo de xadrez nas escolas. “Esse jogo tem como objetivo centrar o aluno e “convidá-lo” de uma forma sutil a trabalhar sua mente, forçando-o a pensar e consequentemente amadurecê-la. Por meio desse jogo, o campo imaginário da criança é ativado, fazendo-o refletir e pensar”, explica.
Penha também disse que o benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para as crianças, tais como o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e derrota, além de conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro.
Todo esse trabalho visa a preparação dos alunos para a participação do Circuito Estadual de Xadrez Rápido (CERAP) e também para a participação no Circuito Municipal de Xadrex (CIMEX) que ocorrerá a cada 30 dias a partir de março.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Maio Laranja: escolas de Guaraná realizam grande caminhada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Educação que acolhe e transforma: Salas de Recurso Multifuncional ampliam atendimento inclusivo e humanizado
- Setor de Educação Especial Inclusiva realiza formação na área da Deficiência Visual e Auditiva
- Futsal feminino do CMEBTI Esther Nascimento dos Santos é campeão do JEES e representará Aracruz no Estadual
- Aracruz promove Conferência e contribui para construção da nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
- Desenvolvimento Social realiza entrega de materiais permanentes ao Recanto Feliz, em Guaraná
- Projeto Estação Brincar leva teatro e formação sustentável para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Estudantes da Emef Zenília Varzem Ribeiro são contemplados com a “Festa da Inclusão: a empatia não tem idade”
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação