Educação: Alunos da rede municipal de Aracruz são destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Municipais
Em 2016, os estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi se destacaram na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país e conta com a participação de mais de 17 milhões de estudantes. A Olimpíada é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), e é promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A OBMEP é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas, promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e aprimorar o conhecimento matemático.
Neste ano, os estudantes da EMEF Luiza Silvina Jardim Rebuzzi, Arthur Coser chagas - 6ºC, Debora Cristina Pedro Fagundes 7ºC e Ariane Pimentel de Souza - 8ºB receberam a premiação de Nível 1 – Menção Honrosa e o aluno Gabriel da Cruz Aiolfi - 8ºA recebeu a de Nível 2 – Medalha de Bronze.
Os alunos premiados na OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr em 2017.
A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria Municipal de Educação parabeniza todos os alunos que participaram, os estudantes destaques e todo o trabalho realizado pela equipe escolar.
OBMEP
A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. A partir de 2012, esse critério mudou. Os alunos de escolas chamadas de seletivas - aquelas que possuem um critério de seleção para ingresso- disputam apenas 20% das medalhas de ouro do 6º ao 9º ano e 50% no ensino médio. Os restantes 80% e 50% (respectivamente) são como cotas reservadas às escolas que não fazem seleção alguma para admissão. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
A Olimpíada é voltada para a escola pública, seus estudantes e professores e tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
![]() |
||
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
