Agricultura: Prefeitura lança Programa Amigos da Água na próxima quinta-feira (05)

A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG) realizará na próxima quinta-feira (05), a partir das 13h, na propriedade do Sr. Romildo Foreste Vieira (ROMETAL), localizada na rodovia Aracruz – Guaraná, a 3,5 km do centro de Aracruz, antes da entrada da comunidade de Pau Preto, o lançamento do Programa Amigos da Água, que consiste na recuperação e reflorestamento das nascentes nas bacias do Rio Piraquê-Açu e Riacho no município de Aracruz.
Neste ato, será realizado o lançamento do programa “Amigos da água”, com cercamento e revegetação de uma nascente. O Programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), COMDERSU, SAAE, SETRANS, FIBRIA, Gotais, INCAPER e IDAF.
De acordo com o relatório apresentado pelo secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pecuária, o Estado projeta um prejuízo de aproximadamente 1,7 bilhões de reais para o ano de 2015, vivendo uma das piores secas da sua história.
Devido à escassez de água nas bacias e rios que cortam o município de Aracruz no Estado do Espírito Santo, percebeu-se a necessidade de trabalhar com os produtores rurais práticas de manejo e conservação de recursos naturais como recuperação de nascentes e cursos d'água, tratamento da água doméstica, conservação da água e solo, além da produção agropecuária em sistemas agroflorestais.
O Programa Amigos da Água tem como objetivo recuperar áreas de preservação permanentes de nascentes, localizadas na área rural do município de Aracruz – ES, além de executar prática de manejo e conservação de recursos naturais, evitando sua degradação e objetivando um aumento sustentável da produção e produtividade agropecuária.
Segundo Almir Vianna, Secretário de Agricultura do município de Ararcuz, o projeto será desenvolvido nas bacias do Rio Piraquê-Açu e Riacho, nas localidades de Santa Maria, Guaraná, Jacupemba, Santa Rosa, Riacho e Sede do município de Aracruz. “Essas regiões possuem áreas de agricultura e pecuária intensiva, com um contingente significativo de agricultores. Cada região apresenta importante contribuição na captação e abastecimento público de água para a população urbana”, disse o secretário.
Adote uma Nascente
O Programa Amigos da Água tem a campanha “Adote uma Nascente” tem objetivo de sensibilizar e envolver toda sociedade aracruzense em torno do tema água e a situação crítica vivenciada por toda população em virtude da seca e escassez deste recurso natural tão essencial a vida humana.
Para isso, o Programa conta com a colaboração de toda sociedade aracruzense a fazer a sua parte, ou seja, dar a sua contribuição para que possa reverter o atual quadro de degradação das nascentes do município, rio, córregos, lagos e lagoas. O Projeto tem como metas recuperar 250 nascentes, realizar oficinas de capacitação de conservação do uso da água e solo e viagens técnicas.
O Projeto Adote uma Nascente pode ser executado por pessoas físicas ou jurídicas que se proponham a desenvolver ações que produzam impactos positivos para as nascentes e para o meio ambiente.
Os interessados em participar podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) pelo telefone: 3296-2150, 3296 4053.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio