Secretaria de Saúde se empenha para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

A Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma é uma estratégia integrada, proposta pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) para o enfrentamento dessas doenças. Ela tem como objetivo reduzir a carga parasitária de geo-helmintos, identificar casos suspeitos de hanseníase e identificar e tratar casos de tracoma em estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos, da rede pública de ensino dos municípios prioritários.
Neste contexto, a secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz adotará uma importante estratégia para intensificar a identificação e tratamento precoce de casos das doenças, reduzindo o risco de transmissão. Durante 21 a 23 de outubro, de quarta-feira a sexta-feira, a campanha será realizada em seis diferentes escolas municipais, tanto no período matutino quanto no período vespertino.
No dia 21 será nas EMEFs José M. Rampinelli e Luíza S. J. Rebuzzino, já no dia 22 em outras três escolas, EMEF Placidino Passos e EMEF Ezequiel Rocha. No último dia 23 será a vez da EMEF Zilca N. V. Bermudes e CMEB Paulo Freire. Durante esse período Médicos e Enfermeiros do Município, com apoio da Equipe da Superintendência Regional de Colatina, realizarão exame Clínico do Tracoma.
Em relação a Hanseníase será distribuído uma ficha de autoexame para os pais. Eles devem observar se corpo das crianças apresentam qualquer mancha, para posteriormente serem avaliados pelos profissionais da Secretaria de Saúde.
Sobre a as Verminoses, a Campanha prevê o tratamento com uma dose de medicação. As escolas municipais receberam o termo de recusa, pois a realização da medicação e do exame do tracoma não será realizado caso os pais encaminharem esse termo assinado.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio