Prefeitura apoia a gentileza urbana nos coletivos de Aracruz
A rotina de quem depende do transporte público no seu dia a dia não é nada fácil. Para melhorar a vida dos usuários de ônibus é necessário estímular a gentileza e a solidariedade dentro dos coletivos.
A Prefeitura acredita que pequenos gestos de civilidade fazem a diferença na rotina dos passageiros do transporte público.
Não empurrar outros passageiros na fila do coletivo, segurar a mochila de uma pessoa que está viajando em pé, não jogar lixo pela janela do ônibus e principalmente ceder o lugar a idosos e gestantes são medidas simples, que se postas em práticas tonrnarão o dia a dia dos usuários dos coletivos menos estressante e mais agradável.
A questão da gentileza urbana nos transportes coletivos é uma tendência em todo o país e centenas de campanhas de órgãos públicos e de entidades privadas estão sendo postas em prática com bons resultados. O projeto “Livro na Faixa” da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, que leva livros para dez terminais de ônibus, o curso de “Gentileza Urbana” ministrado para motoristas e cobradores de Belo Horizonte e a comunidade do Facebook “Você já cedeu um lugar para um idoso hoje?”, são iniciativas bem sucedidas e que merecem ser replicadas.
Em Aracruz, não é diferente, e o vereador Ervaldo Santana Almeida, apresentou uma Indicação ao Poder Executivo para que a Secretaria de Comunicação providencie uma campanha publicitária de conscientização nos transportes públicos, relativos aos usuários preferenciais. “É necessário despertar a conscientização na população em relação à preferência de idosos, gestantes e mulheres com crianças no colo”, justificou Evaldo.
O subsecretário de Comunicação da Prefeitura, Renato Wanick, disse que a iniciativa é bem vinda e que a Secretaria está avaliando a possibilidade de produzir uma campanha que incentive a gentileza urbana nos coletivos de Aracruz. Segundo ele, a questão é pertinente e o setor já vem desenvolvendo algumas campanhas de boas práticas, como a matéria no site e nas mídias sociais da Prefeitura contra o vandalismo nos coletivos municipais.
“A Secom está ciente da necessidade de aumentar a cordialidade e fomentar a educação entre as pessoas, fundamentando os princípios que norteiam a paz e o bem-estar na comunidade, por isso uma das funções do órgão é trabalhar para promover campanhas que disseminem a gentileza urbana”, finalizou Wanick.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap