Aracruz contra a dengue: Grupo Executivo promove ações para conter a epidemia

Há pouco mais de duas semanas a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz informou que o município apresentava 761 casos notificados da dengue. Atualmente já são 957 casos notificados, 196 a mais, o que corresponde a um aumento de 34% em relação a todo o ano passado, um número bastante preocupante.
Esses casos estão dispersos em todo o município, com notificação em 66 localidades, sendo que em 22 dessas localidades foram confirmados casos positivos. De todas as notificações, somente 196 pessoas retornaram para coletar a sorologia, um exame específico para confirmar se realmente foi dengue que a pessoa teve. Isso representa somente 21,2% do total, enquanto o Ministério da Saúde preconiza que seja realizada 100% de sorologia.
Das 196 amostras coletadas, 75 foram positivas, o que representa 38,3% de positividade, indicativo que o vírus está cada vez mais presente no município. Sendo assim, o Grupo Executivo da Dengue determinou algumas ações a serem realizadas com objetivo de contingenciamento da Epidemia de Dengue.
Entre elas estão o bloqueio de transmissão com bomba costal, solicitação da Secretaria Estadual de Saúde para uso do Carro UBV (Fumacê), distribuição de folderes nas unidades de saúde, além de outras atividades da própria Secretaria Municipal de Saúde como reuniões com a equipe para orientação, solicitação de parceria e alerta na cidade com os carros de som.
A Secretaria de Saúde ressalta que a participação de todos é de extrema importância para que essa luta seja vencida, pois 90% dos focos encontrados pelos Agentes estão dentro das residências. As casas e comércios devem ser vistoriados para eliminar todos os depósitos que possam acumular água.
O cidadão pode fazer qualquer solicitação relacionada à dengue no formulário eletrônico do site da PMA (http://www.aracruz.es.gov.br/formulario_dengue/), pelo telefone no Centro de Controle de Zoonoses (3296-1365) ou pela Ouvidoria.
Brasil bate recorde de vítimas por dengue
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou nos primeiros oito meses deste ano 693 mortes por dengue, um número recorde e que já transforma 2015 no ano com mais óbitos provocados pela doença. Para se ter uma ideia, esses números superam os contabilizados durante todo o ano de 2013 e todo o ano de 2010, anos estes em que foram registrados as piores epidemias de dengue no Brasil.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio