Secretaria de Saúde esclarece falta de medicamento do Programa de Combate ao Tabagismo
De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, o medicamento goma de mascar (2mg), que é disponibilizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) / Ministério da Saúde, está chegando às cidades brasileiras em quantidades muito reduzidas. Ele é usado tanto para o alívio do desejo matinal, quanto para coibir o mau humor e a ansiedade, sintomas da abstenção.
O Programa Nacional de Controle do Tabaco (PNCT) é destinado aos servidores e munícipes que desejam realizar o tratamento. Ele conta com sessões de Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT) e fornecimento de medicação. Atualmente os medicamentos considerados de 1ª linha no tratamento da dependência ao cigarro e utilizados no Brasil são os adesivos transdérmicos, para a terapia de reposição à nicotina, ou goma de mascar, e o cloridrato de Bupropiona (BUP).
Contudo, esses outros medicamentos permanecem sendo enviados normalmente e em quantidades suficientes para que possam ser substituídos como linha de tratamento sem trazer prejuízos ao usuário que se encontra em acompanhamento no programa.
Ao tabagista que está em tratamento é importante reforçar que o apoio medicamentoso tem um papel bem definido dentro do processo de abandono do fumo, que é minimizar os sintomas da abstinência quando estes se mostrarem graves e persistentes.
A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz afirma que os profissionais de saúde envolvidos no programa municipal de controle do tabagismo como os médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos, já foram informados sobre essa redução e que todos conduzirão o tratamento dos pacientes da melhor forma, até que o fornecimento da goma de mascar seja regularizado pelo Ministério da Saúde.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy