Prefeitura promove palestra sobre os cuidados com a voz

Para alertar aos servidores da prefeitura sobre a importância dos cuidados com a voz, a Secretaria de Saúde promove nesta segunda-feira (27/04), uma palestra em alusão ao Dia Nacional da Voz, a partir das 16h, no auditório do Cisa. A exposição será feita por um fonoaudiólogo do Creara e serão dadas dicas importantes para se prevenir doenças que possam afetar a voz.
O Dia da Voz é comemorado em todo o mundo no dia 16 de abril. A data é celebrada desde 2003 e foi criada para conscientizar a população sobre a importância da voz e dos cuidados necessários para preservá-la.
Atualmente, cerca de 80% da população economicamente ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. No entanto, as pessoas só dão atenção à voz quando a perdem, em razão de uma rouquidão (provocada por uma gripe ou inflamação na garganta) ou mesmo de uma doença mais grave.
Cuidar da saúde vocal é imprescindível para manter uma boa qualidade na comunicação oral. De acordo com especialistas da área, muitos dos problemas ou doenças associados à voz têm origem no mau uso vocal, que causam nódulos nas cordas vocais, e consequentemente alteram voz.
Alguns hábitos saudáveis, como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, não ingerir alimentos gelados, não realizar abusos vocais, ingerir de 2 a 3 litros de água por dia, por exemplo, ajudam a manter a voz sem alterações.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo 005/2023: Semed divulga 13ª Chamada Emergencial / Extraordinária
- CISI fecha mês de agosto com ações positivas para o município
- Projeto Rumo ao Sucesso: Educação promove live explicativa quanto ao edital Ifes 2025
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga chamada Nº 29
- 1º Pedal Solidário do Ifes acontece neste domingo (31)
- Nova Unidade Odontológica Móvel reforça atendimentos em Aracruz
- 2º Seminário de Educação Infantil discute as práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas
- Inscrições abertas para o Curso de Guarda-vidas
- Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
- Saúde mental: Programa Saúde na Escola destaca o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)