Biblioteca Itinerante oferece educação ambiental a alunos de escolas municipais
A Biblioteca Itinerante Ambiental (BIA), um programa de educação ambiental da Fibria, que age em parceria com a Prefeitura de Aracruz, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, está levando aos alunos da rede municipal de ensino muita leitura, entretenimento e diversão. Na manhã desta segunda-feira (25/8), foi a vez dos alunos da EMEF Coqueiral, conhecerem o programa.
Na oportunidade, o projeto foi apresentado com a exibição de uma peça teatral intitulada “A encantadora e o Palhacinho”. A peça com muito humor, conta a história de uma cigana e um palhaço que viajam pelo mundo falando a todos da importância em preservar o meio ambiente.
A EMEF Coqueiral foi a segunda escola a receber as ações da BIA, e a estrutura ficará à disposição dos alunos até o dia12/9. O programa foi lançado no dia 04/08 na CMEI Amália Coutinho, onde ficou até o dia 22/8. A previsão é de que até o fim do ano, mais cinco escolas recebam essas atividades, que continuarão em 2015.
De acordo com a Consultora em Educação Ambiental da Fibria, Adriana Cecato, a biblioteca itinerante conta com um acervo de 140 livros, além de vários DVD´s e banners do projeto. “Nossa intenção é sensibilizar e motivar esses alunos a consumirem os livros com zelo, pois eles serão usados por todas as escolas envolvidas, e desta forma, educando-os à questões ambientais”, destacou.
Todo o material da educação ambiental durante o tempo de estadia da biblioteca, será utilizado tanto pelos professores em sala de aula, quanto pelos pais em suas casas. Os pais e professores também terão à disposição um catálogo ilustrativo com um resumo de cada livro, além de instruções diversas.
Como forma de ajudar a descobrir o que os alunos acharam dos livros lidos, eles preencherão um formulário com perguntas direcionadas aos diversos temas que abrangem o meio ambiente, como a flora, fauna, recursos hídricos, além do folclore capixaba.
Adriana Cecato explicou que o “Biblioteca Itinerante Ambiental” (BIA) funciona como uma extensão do projeto de Formação de Educadores em Resíduos Sólidos e Meio Ambiente (FERA), aplicados aos professores, para que eles possam trabalhar de maneira que sensibilize os alunos para as questões ambientais, e formar multiplicadores na busca de soluções efetivas para a melhoria da qualidade de vida da sociedade, tornar pública a Política Municipal de Resíduos Sólidos e oportunizar a troca de experiências entre os educadores de diversas escolas.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4507
E-mail: comunica.aracruz@gmail.com
Acesse nossa página no facebook:
www.facebook.com/prefeituradearacruz
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado
- Prefeitura realiza vacinação no shopping Oriundi neste sábado (23)
- Aracruz marca presença no I Encontro da Rede de Intersetorialidade com a Educação: diálogos nacional e internacional
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte