Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde alerta população no combate à dengue
No último sábado (23/11) foi o dia Nacional de Combate à Dengue. Data instituída pela Lei nº 12.235/10. Ela determina que o penúltimo sábado do mês de novembro seja destinado para mobilizar iniciativas do poder público e a participação da população para a realização de ações destinadas a enfrentar o vetor da doença.
Desta forma, a Secretaria de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental em Saúde (CCZ), vem fazendo nas últimas semanas, um trabalho de conscientização junto à população, como levantamento de rotina nos imóveis e educação nas escolas pertencentes a bairros mais afetados. Além disso está sendo feito um trabalho de alerta com os procedimentos a serem adotados junto a todos munícipes, que têm o dever e a obrigação de apoiar todo o trabalho de conscientização, considerado fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti.
O CCZ necessita da colaboração de todos para garantir um verão com baixa transmissão da doença, acabando com os focos do transmissor. Se cada morador disponibilizar até 10 minutos de seu tempo por exemplo, para dar atenção aos pontos de criação de larvas do mosquito em sua casa, ele contribuirá e muito para eliminar os criadouros.
Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)
O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza o levantamento três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro. O LIRAa é realizado pelos Agentes de Saúde Ambiental (ASA) em cerca de 2.500 imóveis distribuídos pelo município de Aracruz.
O objetivo do levantamento é identificar as áreas do Município com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco com a ajuda do LIRAa.
O detalhamento do LIRAa por bairro também ajudar dar a dimensão real sobre a incidência do Aedes aegypti para cada cidadão de Aracruz. Com as informações do LIRAa, a população toma conhecimento da incidência do mosquito em seu bairro e pode tomar medidas para se prevenir da doença.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM SUA REGIÃO
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação e Marketing da Prefeitura de Aracruz
Renato Lana
Tel. (27) 3296-4567
E-mail: rfaria@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy