História de Catarina Cata-treco incentiva a leitura, criatividade e preservação ambiental
O estímulo a leitura, a criatividade e a importância de preservar o meio ambiente foram trabalhados de forma diferente no CMEI “Epifânio Pontin”, com a presença da escritora de livro infantil Loressa Pagani Campostrini. A professora veio ontem (18/10) ao município para cantar e contar aos alunos a história de “Catarina Cata-treco”. A apresentação do livro ocorreu durante todo o dia e contou com a presença de pais dos alunos. A ação faz parte do Projeto “Comunidade de Leitores”, desenvolvido no ano letivo na escola.
Em entrevista, a escritora contou a história do livro, primeira obra da autora. “Catarina é uma menina muito ativa que resolve catar lixo pelas ruas, transformando os 'trecos' em esculturas. Ela faz uma grande mudança na cidade porque consegue despoluir as ruas, os rios e as praças. Por causa de seu trabalho Catarina torna-se a prefeita da cidade que ela dá o nome de Limpinópolis.”
Mônica Gouvea, mãe do pequeno Miguel, de 5 anos, esteve na apresentação e aprovou a iniciativa da escola. “Estou muito satisfeita com os trabalhos que a escola vem desenvolvendo, pois promover a interação entre família e escola é muito importante. O livro fala de ecologia e reciclagem e estou encantada com a maneira que esses assuntos foram abordados”. Miguel estava contagiante e mostrou que entendeu a mensagem. “Gostei muito da história. Aprendi que temos que catar o lixo para não deixar a rua suja.”
Segundo a diretora interina da escola, Eliane Cristina Freitas de Souza, no decorrer deste ano a equipe pedagógica tem proporcionado por meio do trabalho dos professores experiências de aprendizagens voltadas para a reciclagem, reutilização e reaproveitamento de materiais. “Esse trabalho visa formar cidadãos conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente, além de criar condições para que as crianças desenvolvam ao máximo o seu potencial criador”, finaliza a diretora.
Quem visitou a escola pôde conferir a exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças com materiais recicláveis, e inclusive, alguns deles são releituras de páginas do livro. Em uma das salas da escola foi montada uma casa com materiais recicláveis chamando a atenção para a reutilização dos materiais, que a princípio iria parar no lixo.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada