Secretaria de Meio Ambiente e Polícia Ambiental apreendem mais de 120 guaiamuns em Santa Cruz

Uma operação conjunta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semam e da Polícia Ambiental apreendeu 128 guaiamuns que estavam sendo mantidos em cativeiro em uma residência na comunidade de Lajinha, em Santa Cruz. Um homem foi preso e liberado após o pagamento de fiança, mas ainda responderá a processo por crime ambiental. Os animais foram levados pelos policiais para sua soltura no mangue.
O guaiamun é considerado espécie em extinção no território capixaba pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente – Iema, sendo proibida sua cata, armazenagem e comercialização por período indeterminado, até que a população do crustáceo atinja novamente um patamar que permita a exploração sustentável.
Já uma portaria do Ibama, válida em todo o território brasileiro, determina que a espécie está protegida pelo período de defeso até o final do mês de abril. Ambas as portarias podem ser seguidas pelos órgãos responsáveis, havendo consenso no entanto, pela aplicação da primeira, conforme explica o coordenador de fiscalização da Semam, Kleriston Bertazzo Wandekoken.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Novos equipamentos reforçam os serviços nas comunidades do interior de Aracruz
- PDM: primeira Audiência de revisão acontece nesta quarta-feira (17)
- Processo Seletivo Simplificado Semed n.º 004/2023: Educação divulga a 83ª Chamada
- Liga Amadora de Futebol de Aracruz dá pontapé inicial e resgata paixão pelo esporte no município
- Ação retira cerca de 200 quilos de lixo de praias e dá exemplo de união e consciência no World Cleanup Day
- Processo Seletivo n.º 002/2024: Semed divulga 16ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Prefeitura realiza leilão eletrônico de área empresarial em Barra do Riacho
- Especialização em Gestão e Docência em EaD: encontro síncrono de estudos de casos de pesquisa tem foco no uso ético da Inteligência Artificial (I.A)
- Projeto Jovens Artistas promove a inclusão e a diversidade em escolas da Rede Municipal de Ensino
- Plataforma Discola: estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de atividades dinâmicas e interativas de fomento à prática do estudo