EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro” recebe selo “Escola Solidária 2011”
O incentivo e a mobilização ao voluntariado exercidos pela EMEF “Eurípedes Nunes Loureiro” renderam, recentemente, mais um reconhecimento nacional. A escola acaba de receber o selo “Escola Solidária 2011”, do Instituto Faça Parte. A cada dois anos, o Instituto reconhece ações positivas de escolas públicas e particulares que incentivam crianças e jovens na construção de um mundo melhor, por meio da participação social e da solidariedade, melhorando a qualidade de vida da comunidade ao utilizar os conhecimentos produzidos nas dependências da escola, além de criar novas situações de aprendizagem. A escola “Eurípedes Nunes Loureiro” já foi reconhecida em 2003, com o Selo Escola Solidária.
O prêmio deste ano foi conferido à escola em reconhecimento ao “Projeto Real Legal, reciclar também é legal” que envolveu todos os alunos do 1º ao 5º ano. Os alunos foram incentivados a cumprir as atividades de todas as disciplinas e receberam um valor estipulado pelo professor, que é um dinheiro social chamado Real Legal (são notas utilizadas em jogos pedagógicos que imitam a moeda real). Ao final de cada bimestre, foram realizadas feirinhas com produtos (brinquedos, gibis, sorvetes, roupas, bijuterias, kit de higiene etc.), doados pelos professores, funcionários e empresários. Durante a feirinha, os alunos praticaram cálculos matemáticos, pois pagavam e recebiam troco.
Além disso, o projeto trabalha a valorização de um consumo consciente, sendo autossustentável, uma vez que se mantém pelas doações de produtos, roupas, livros, revistas e brinquedos. O projeto despertou também nos alunos a consciência sobre a importância do reaproveitamento de materiais recicláveis, que deixaram de ser lançados na natureza e a transformação destes materiais em novos produtos, já que a escola é um ponto de coleta seletiva na comunidade.
Para Maria Teresinha Bianchini (Maetê), responsável pelo projeto, os alunos têm demonstrado mais envolvimento com os estudos através do Real Legal. “Como os alunos recebem um valor pelo trabalho (atividade) realizado, eles começaram a se comprometer mais com os estudos. Além disso, a frequência nas aulas aumentou, a indisciplina tem reduzido e o cumprimento de tarefas vem aumentando, significantemente, uma vez que há um maior envolvimento da família nas atividades da escola”.
Conheça o Selo Escola Solidária
O Selo Escola Solidária é um projeto que identifica, reconhece e fortalece as escolas brasileiras como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades. Criado em 2003, o Selo Escola Solidária já reconheceu 23.688 escolas de educação básica, públicas e particulares, em todos os Estados brasileiros.
O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e acontece a cada dois anos.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2026 tem início no dia 19 de maio
- SAAE publica licitação para obras estratégicas de ampliação do sistema de abastecimento de Aracruz
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Prefeitura e Governo do Estado inauguram Serdia e fortalecem cuidado especializado com mais inclusão e acolhimento
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Rede Municipal de Ensino inicia a Semana da Autodeclaração
- Aracruz realiza a primeira Conferência Livre Municipal dos ODS
- Palestra sobre a valorização e o combate à violência contra a mulher instrui estudantes da Emef Placidino Passos
- Pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino participam da ‘Oficina de Gestão Escolar’
- Ação Cidadã atende pessoas em situação de rua com serviços integrados da assistência social