Apicultores de Aracruz terão Casa para processamento do mel
Os apicultores de Aracruz estão muito perto de alcançar mais uma importante conquista. Se tudo correr conforme o planejado pelas secretarias municipais de Agricultura e de Obras, ainda no primeiro semestre de 2012, a Casa do Mel já estará funcionando, permitindo que os produtores possam processar o mel de suas propriedades, agregando valor ao produto, que já sairá pronto para comercialização.
A construção do espaço, na Barra do Sahy, segue firme. Além de uma área com 115 m², onde será feita a retirada do mel das caixas e o envaze em embalagens do tipo bisnaga e sachê, a Casa do Mel irá contar ainda com laboratório para análises e escritório. De lá, o mel já sairá rotulado e de acordo com os critérios dos órgãos de fiscalização municipal e estadual.
No total serão investidos cerca de R$ 312 mil, provenientes do Ministério da Agricultura, com contrapartida da Prefeitura de Aracruz. A Casa do Mel será gerida pela Associação de Apicultores de Aracruz – Apiara e, inicialmente, será utilizada apenas para processar o mel que é produzido pelos 35 apicultores associados. A capacidade de processamento é de até 40 toneladas de mel por ano.
“O setor de apicultura de Aracruz tem ganhado muito destaque nos últimos anos e não é à toa. O mel de Aracruz já foi considerado o melhor do Brasil, e a qualidade do nosso produto é tanta que, desde o ano passado, nós estamos exportando para a Europa e neste ano, os produtores começaram a fornecer também para a merenda escolar do município. Claro que esse resultado não vem de graça. É fruto de um trabalho árduo em parceria da Prefeitura e da Apiara, envolvendo capacitação, apoio técnico, participação em eventos e outras ações”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Edmilson Martins.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy
- Papai Noel dos Correios estimula a escrita, a expressão artística e o desenvolvimento de habilidades de comunicação de centenas de estudantes da Emef Novo Irajá
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap