Agente do Bem: nova fase do projeto será desenvolvida pela Semds
O prefeito Dr. Coutinho, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Aracruz (Semds), Dileuza Marins, e da subsecretária, Gilcinéia Xavier, recebeu Gislene Sousa Rabelo, representante da empresa Portocel e José Carlos Bimbatte, da organização Childhood Brasil, para celebrar o início da nova etapa do projeto Agente do Bem. A reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (08), no gabinete da prefeitura.
A nova fase do projeto será desenvolvida por diversas secretarias que compõem a rede de atenção do Sistema de Garantia ao Direito das Crianças e Adolescentes (SGDCA), que colocará em prática o Plano Municipal de Enfrentamento ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes. O documento foi elaborado a partir das informações levantadas durante visitas e estudos realizados em todas as localidades do município.
Na oportunidade, a empresa Portocel deu aos presentes um kit simbólico com o plano, uma camisa do projeto e um fluxograma para cada serviço da Semdes. “Mesmo com a pandemia, fomos atuantes e conseguimos concluir a parte da empresa no processo de elaboração do projeto”, destaca Gislene Sousa Rabelo, da Portocel.
Aracruz foi o primeiro município a ter um plano alinhado à Lei Nº 13.431, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, é o que destaca José Carlos Bimbatte. “O município tem tudo para ser uma referência nessa questão. Já apresentamos o que produzimos por aqui em outras cidades para servir como exemplo”.
De acordo com Gilcinéia Xavier, a Semds já iniciou algumas atividades que vão contribuir com a criança e o adolescente de Aracruz. “Dentro das nossas possibilidades já estamos realizando ações como a reestruturação do CREAS e também, estamos utilizando o espaço das aulas que estão sendo transmitidas na TV para os estudantes, para direcionar um alerta sobre a violência e o abuso e assim, orientá-los com a melhor forma de agir diante disso”.
Já Dileuza Marins falou sobre os benefícios do projeto. “O Agente do Bem vem para somar no desenvolvimento de políticas públicas, pois muitas vezes eles têm receio e medo de contar os abusos que vêm sofrendo. Estamos com nossas equipes comprometidas e dispostas a colocar tudo em prática e fazer com que tudo funcione”.
Dr. Coutinho destacou o orgulho em fazer parte do início do projeto. “Uma felicidade imensa por sermos o primeiro município a entender a necessidade de preservar a vida das crianças e dos adolescentes. Agradeço a parceria com a Portocel e Childhood Brasil. Não tenho dúvidas que juntos levaremos o melhor para nossa gente”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025
- “Era Digital: Inovação e Ensino em 3ª Dimensão” – Emef Álvaro Souza investe em metodologias tecnológicas no processo de ensino-aprendizagem
- Feira de Adoção da 26ª Expo Aracruz muda o destino de sete animais