Aracruz sedia reunião ordinária para debater sobre Assistência Social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS) participou na manhã desta terça-feira (26), no Teatro Municipal “José Maria Coutinho”, da Reunião Ordinária dos Polos Centro Oeste e Rio Doce do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado (Cogemases).
Os dois polos são compostos de 15 municípios que se reúnem regularmente para debater sobre o social. Além de técnicos da SEMDS, também estiveram presentes
o articulador do Polo Centro Oeste, o secretário de Assistência Social de Governador Lindenberg, Valter Herpis Junior; a articuladora do Polo Rio Doce, a secretária de Assistência Social de Linhares, Luciana Mantovaneli, representantes dos municípios de João Neiva e Rio Bananal.
A participação dos gestores e técnicos nesses momentos é de fundamental importância, pois oportuniza a troca de experiências paralelo ao processo de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social no Estado (SUAS), ao mesmo tempo em que já aponta os avanços e dificuldades do processo de implantação do sistema.
Na ocasião, foram debatidos sobre o cofinanciamento do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS); demandas do município; capacitação sobre violência contra mulheres; capacitação sobre os diversos temas (Criança Feliz, Educadores/Orientadores Sociais, Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, Sistema de Convivências, e outros), além de outros assuntos pertinentes.
Para o gerente de Assistência Social da SEMDS, Pedro Guimarães Peixoto, as reuniões são essenciais para debater sobre os direitos do próximo. “Enquanto gestores, temos responsabilidade sobre o outro, com a sociedade e, sobretudo, com aqueles que não tem voz. Momentos como esses são fraternos e de grande riqueza, pois estamos debatendo a melhora na qualidade de vida do próximo”, disse.
“Esse momento é muito importante para que possamos trocar experiências e absorver novos conhecimentos, a fim de levarmos sempre o melhor serviço para a população aracruzense. O nosso objetivo, enquanto gestores da pasta, é defender a Assistência Social como Política de Seguridade na consolidação dos serviços e programas enquanto política pública”, disse a secretária da SEMDS, Dileuza Marins.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade
- Fazenda realiza gratuitamente o preenchimento da Declaração do ITR 2025