Prefeito dialoga sobre a valorização da cultura aracruzense
A preservação da cultura aracruzense foi tema da reunião realizada na manhã desta segunda-feira (18), entre o prefeito Dr. Coutinho, o vereador Jean Pedrini, o secretário de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur), Moisés Mercier e Eliomar Mazoco e o Prof. Luis Cláudio Ribeiro, representantes da Comissão Espírito-santense de Folclore, e parte da equipe técnica da Semtur. O encontro foi para dialogar sobre o Projeto de Lei (PL) “Programa de proteção e Promoção dos Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares”. O PL, que foi encaminhado ao executivo, segue os trâmites normais para a sanção.
De acordo com Eliomar Mazoco, presidente da Comissão Espírito-santense de Folclore, é preciso reconectar as pessoas com suas origens. “Esse encontro tem uma importância histórica. Onde essa Lei foi implementada, se tornou um instrumento de preservação da cultura popular. No Espírito Santo, Aracruz está sendo o primeiro município a ir atrás disso”.
Moisés Mercier, secretário da Semtur, destacou a relevância do projeto para o município. “A matéria é importante para a manutenção da nossa cultura e para reforçar aos jovens aracruzenses a importância da sua identidade e assim, fazê-los entender da importância de suas origens. O PL reconhece a história dos mestres e mestras de Aracruz e reforça a manutenção da identidade do nosso povo”.
Quem apresentou o PL foi o vereador Jean Pedrini, que destacou que o objetivo é o de valorizar os mestres e mestras de Aracruz. “A matéria foi apresentada por mim, mas tive todo o apoio da gestão. Tenho certeza que será um passo importante para reconhecer e valorizar o trabalho dessas pessoas e assim proporcionar a eles o sentimento da sua história”.
Na oportunidade, o prefeito Dr. Coutinho enfatizou o apoio da prefeitura na valorização da cultura de Aracruz. “Precisamos incentivar as pessoas a conhecer e valorizar sua cultura. Com isso voltaremos a sentir aquele sentimento que recordam a nossa origem. Enquanto puder, trabalharei para que o povo aracruzense conheça e sinta orgulho da sua história”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre as Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais
- “Como todos podem aprender?” Especialista em educação, diversidade e inclusão social palestra a profissionais da Rede Municipal de Ensino
- Mobilidade Urbana: aferição anual de taxímetros vai até 29 de outubro
- Aprende Brasil: estudantes da Educação Infantil (Grupo IV) são contemplados com materiais estruturados e sistematizados
- 26ª Expo Aracruz: Agropecuária movimenta negócios milionários e reforça posição estratégica do município no setor
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são homenageados em Sessão Solene
- Processo Seletivo Simplificado Semed 004/2023: Educação divulga a 81ª Chamada
- Prorrogado o prazo da Consulta Pública sobre Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos
- O papel do Plano Diretor Municipal no desenvolvimento da cidade