Serviços realizados pelo SAMU garantem maior chance de sobrevivência aos pacientes atendidos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está funcionando no município desde o início de março deste ano, e vem realizando importantes atendimentos através do programa “SAMU para todos”. Auxiliando pacientes em situações de acidentes, traumas e urgências, as ambulâncias do SAMU contribuem com o socorro rápido e ajudam a organizar as assistências na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.
A rapidez dos serviços ajuda no socorro imediato de pacientes em situações graves, como foi o caso ocorrido na tarde da última terça-feira (20), onde um senhor de 78 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, necessitou de remoção através do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (NOTAER). Com o primeiro atendimento realizado pela SAMU, o homem chegou a tempo de ser transferido com a rapidez e segurança que o caso necessitava.
“O atendimento rápido e qualificado é fundamental para que possamos aumentar o número de vidas salvas. A qualidade do primeiro atendimento interfere diretamente nas chances de sobrevivência do paciente”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.
Para o subsecretário de saúde para assuntos administrativos de Aracruz, Clio Venturim, o SAMU é um ganho para o município e contribui para realizar os atendimentos de remoções mais graves. “O sucesso no caso do cidadão que necessitou ser removido pelo NOTAER teve grande influência da ação da SAMU, que contribuiu de forma efetiva e no tempo hábil, para salvar a vida em questão”.
Clio ainda destaca que para os casos que não estão incluídos no perfil de atendimento do SAMU, o município utiliza de sua frota própria de ambulâncias para realizar o serviço. “Muitos atendimentos são realizados pelas próprias ambulâncias do município e já está em andamento na Semsa o processo de licitação para aumentar a quantidade desses veículos”.
SAMU - Disque: 192
O atendimento do SAMU em Aracruz pode ser acionado através do telefone 192. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy