Projeto de Lei do Fundo Municipal de Educação Infantil é aprovado pelo legislativo

O Projeto de Lei 028 do Governo Municipal, que criou o Fundo Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental e revoga a Lei que criou o Fundo Municipal Especial de Melhoria da Oferta de Educação Infantil (sem prejuízo dos atos praticados), foi aprovado pelo legislativo durante a última sessão ordinária ocorrida nesta segunda-feira (12/07) em turno único.
Esse projeto de lei diz respeito a um fundo exclusivo para recebimento de recursos (transferência fundo a fundo), por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo(FUNPAES), que é um fundo do Governo do Estado, que repassa recursos aos municípios signatários do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (PAES), do qual o município de Aracruz também é signatário.
As obras do "Novo" CMEI Cinderela, por exemplo, atualmente já são custeadas por este mecanismo, autorizado pela Lei 4234/2019, sendo que na época, o município beneficiário só poderia usar a transferência para reforma ou construção de escolas de educação infantil. Ocorre que o estado alterou o escopo do FUNPAES para permitir o repasse para construção de escolas, além da educação infantil, também de ensino fundamental, e ainda aquisição de equipamentos de informática e mobiliários.
Desta forma Aracruz precisou se adequar a essa nova realidade proposta pelo Estado. De acordo com a Secretária de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, o projeto de lei teve sua tramitação bastante acelerada a pedido do município, havendo cooperação dos vereadores, e das comissões. “Em breve ele será sancionado pelo prefeito. Nossa ideia é captar o máximo de recursos possíveis por meio do FUNPAES, e assim poder realizar obras que população já desejava há muito tempo”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cerimônia marca formatura de 50 alunos em diversos cursos presenciais do Qualificar ES
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 70ª Chamada
- Saúde divulga a 1ª Convocação do Processo Seletivo
- Aracruz será palco da feira Conexão Agro - Jacupemba, nos dias 26, 27 e 28 de junho
- Velocidade na Terra: 1ª e 2ª etapas foram realizadas no barródromo do Morobá
- Esporte: Prefeitura e Ifes Aracruz realizam 1º Pedal Solidário em 13 de julho
- Aracruz realiza a 2ª Conferência Municipal de Cultura
- Projeto Aracruz, nosso povo, nossa história leva belíssimas exposições da cultura tupiniquim para escolas da Rede Municipal de Ensino
- Praia Formosa recebe ação para atualização e cadastro do Cadastro Único/Bolsa Família
- 2ª Retificação do Edital da Saúde: prazo de divulgação de resultado