XVII Fórum Estadual Extraordinário debateu os desafios contemporâneos da educação

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação (Semed), participou essa semana do XVII Fórum Estadual Extraordinário. O evento, que foi realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), teve como tema central os “Desafios Contemporâneos na Educação”, e contou com estandes para visitação, apresentação cultural, painéis e palestras.
Participaram palestrantes dos estados do Espírito Santo e de São Paulo, além de secretários municipais, professores, dentre outras autoridades que tiveram a oportunidade de conhecer as pautas apresentadas e adaptá-las à realidade de cada município presente, e assim, poder aplicar os conhecimentos adquiridos em suas escolas.
As mesas debateram temas como os impactos dos conflitos e violência doméstica contra crianças e adolescentes na aprendizagem e os impactos e benefícios do projeto "Direito na Escola na Formação Cidadã de Crianças e Adolescentes". Já nas palestras foram discutidas a educação como inteligência artificial, o aspecto discursivo e reflexivo da alfabetização, o planejamento reverso, a formação continuada como uma prática necessária ao professor contemporâneo e a proteção de dados na educação.
“Esse fórum foi de suma importância. Tivemos a oportunidade de refletir acerca dos impactos acarretados pelas diversas violências, assim como as temáticas direito na escola, importância da inteligência artificial na educação e a inserção do xadrez, o que são importantes para o replanejamento das ações em prol da melhoria da educação”, destacou a secretária da Semed, Jenilza Spinassé.
No fórum também foi lançado o livro “Aprendizado em jogo: um guia completo para o ensino do xadrez nas escolas, prática esta reconhecida em Aracruz, que é um município referência em xadrez, com alunos que já conquistaram medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"